30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Dia 19 de abril “Dia do Exército Brasileiro”

- Publicidade -

19/04/2014 09h00 – Atualizado em 19/04/2014 09h00

Fonte: Da Assessoria

O Exército Brasileiro, Instituição nacional e permanente, teve sua origem nas décadas posteriores ao descobrimento do Brasil, a Força Terrestre foi representada pelo povo nas lutas pela sobrevivência e pelas conquistas e manutenção do território.

O sentimento patriótico aflorou no povo brasileiro, quando índios, brancos e negros formaram a primeira força que lutou bravamente e expulsou os invasores estrangeiros na conhecida Batalha de Guararapes. Tal episódio transcorreu em 19 de abril de 1648 e teve como desfecho a vitória do Exército patriota. Diante desse fato, o Dia do Exército Brasileiro foi fixado em 19 de abril, consagrando, definitivamente, a Instituição como herdeira e depositária do legado da Força vitoriosa em Guararapes.

Desde então o Exército Brasileiro sempre foi decisivo na história do Brasil, pois participou decisivamente nos diversos eventos históricos, tais como: Independência do Brasil; Guerra da Tríplice Aliança; Proclamação da República Brasileira, Participação nas II e II Guerras Mundiais, além de atuações em Ações Subsidiárias, como calamidades públicas e Missões Paz Internacionais e Operações de Garantia da Lei e da Ordem.

O Exército Brasileiro têm como insigne Patrono Luís Alves de Lima e Silva “O Duque de Caxias”, que foi Cadete do 1º Reinado e 1º Guarda Bandeira, responsável por pacificar as províncias separatistas do Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Atuou também na campanhas externas como: Cisplatina, Oribe e Rosas e Tríplice Aliança. Ao longo de sua vida foi Senador, Governador de Maranhão e Rio Grande do Sul e Ministro da Guerra, seu nome está presente no Livro dos Herois da Pátria, sendo o maior exemplo de soldado.

Atualmente o Exército Brasileiro esta distribuído estrategicamente em todo o território nacional, tendo como missões, previstas na Constituição Federal e Leis Complementares de:

•Defender a Pátria;

•Garantir os Poderes Constitucionais;

•Garantir a Lei e a Ordem;

•Participar de Operações de Paz;

•Cooperar com o Desenvolvimento Nacional e a Defesa Civil; e

•Atuar contra Delitos Transfronteiriços e Ambientais na Faixa de Fronteira.

Por fim as análises prospectivas e as tendências indicam que, por volta de 2030, o Brasil situar-se-á entre as cinco maiores economias do mundo e com status político mais relevante no Sistema Internacional. O cenário provável aponta que o Exército Brasileiro terá de alcançar a configuração estratégica de Força Armada compatível com a estatura do País. Para atingir esse objetivo, o Exército deverá mover-se do estágio em que se encontra para um patamar mais elevado, por intermédio de um processo de transformação.

Em virtude disso o Exército Brasileiro têm realizado um esforço institucional no sentido de transformar-se no Exército do futuro, a fim de atender às demandas do Brasil nos próximos anos, por meio de Projetos Estratégicos que são: Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON); Sistema Integrado de Proteção de Estruturas Estratégicas Terrestres (PROTEGER); Defesa Cibernética; Guarani; Defesa Antiaérea; Astros 2020; e Recuperação da Capacidade Operacional da Força Terrestre (RECOP).

O 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado estará realizando no período de 14 a 17 de abril, diversas atividades em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro, tais como palestra para escolares da rede de ensino de Amambai e na Organização Militar, Solenidade Militar em alusão a data festiva, cultos religiosos e outras atividades comemorativas.

Figura1 – Ilustração da Batalha de Guararapes - 1648

Figura 7 – Duque de Caxias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-