25.5 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Dia de Finados: cemitério está preparado para receber visitantes, em Amambai

- Publicidade -

31/10/2014 11h06 – Atualizado em 31/10/2014 11h06

Dia de Finados: cemitério municipal de Amambai está preparado para receber visitantes

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – Familiares de pessoas que estão sepultadas no cemitério e equipe de limpeza da secretaria municipal de Serviços Urbanos realizam, durante esta semana, a manutenção dos túmulos e limpeza no local.

As ações que estão sendo realizadas no cemitério municipal Santo Antônio estão preparando-o para atender a visitação de cerca de cinco mil pessoas que estão sendo esperadas no Dia de Finados, comemorado no dia 2 de novembro.

Apesar de a população em geral ter o hábito de fazer a visitação no dia 2 de novembro, a maioria das pessoas que se dirigem ao local para prestar a homenagem aos finados são os idosos, que mantém a tradição iniciada há tempos atrás, já que o costume tem também um grande cunho religioso.

Segundo dados informados por Marcos Echeverria, administrador do cemitério, existem mais de 10 mil túmulos no cemitério antigo e aproximadamente 900, na parte de cima.

Comércio no local

A partir deste sábado, 1º de novembro, oito barracas, selecionadas pela secretaria municipal de Indústria e Comércio junto à administração do cemitério, estarão comercializando flores naturais, artificiais, velas, água e refrigerante na parte exterior do local.

O comércio já tradicional é uma maneira de oferecer produtos que são comprados para a data. Visitantes deixam para realizar esse tipo de compra já no cemitério.

Fluxo de visitas

Segundo o administrador, Marcos, o fluxo de visitas para limpeza e reparo dos túmulos foi aumentando ao decorrer da semana. Ele conta que cerca de 500 pessoas visitam, diariamente, o local.

“Apenas 25% das pessoas que passam por aqui durante esta semana, visitam os túmulos fora dessa época”, explica.

Reparos no Cemitério

A Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) já realizou diversos reparos na estrutura do Cemitério Municipal Santo Antônio, como limpeza e iluminação, para receber a comunidade visitante no Dia de Finados.

Marcos conta que todos os muros foram pintados, assim como o cruzeiro. O local foi capinado, as árvores podadas e rede de agua instalada. “Cerca de 70% dos túmulos abandonados também passaram por reformas”, afirma ele.

Novo cemitério

Após quatro anos de espera pela resolução do problema a prefeitura de Amambai, através da Semai (Secretaria de Meio Ambiente) e da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) conseguiu a liberação da Licença Ambiental de Instalação, que permite o pleno funcionamento do Cemitério Municipal Crepúsculo.

O Cemitério Municipal Crepúsculo possui área total de 30.000 m² e está situado às margens da Rodovia MS-485, trecho que liga Amambai a Aral Moreira, nas proximidades do Clube do Laço.

“Assim que passar o Dia de Finados, estaremos nos reunindo para decidir a utilização”, disse Marcos. Segundo ele, cerca de 20 dias são o total para que o novo cemitério sej utilizado, já que o local já foi liberado e que faltam apenas alguns reparos na construção.

Recadastramento de túmulos

A Prefeitura Municpal de Amambai solicitou a todos os munícipes que possuam entes sepultados no cemitério Municipal Santo Antônio, que procurem a administração do cemitério no prazo de 180 dias a fim de identificar e recadastrar as respectivas sepulturas.

Para efeito de identificação, deve ser apresentado no cemitério o maior número de informações possíveis referentes ao ente sepultado, tais como atestado de óbito; concessão de uso perpétuo ou temporário; RG, CPF ou Certidão de Nascimento; RG ou outro documento oficial do responsável pelas informações; Declaração emitida por membro da família, com testemunha do ente sepultado.

O objetivo é identificar, recadastrar e atualizar os dados do grande número de sepulturas que encontram-se abandonadas há muitos anos. “As pessoas chegam aqui procurando algum túmulo e como não temos este cadastro, temos que olhar um por um, esse problema finalmente vai acabar”, conta.

Como surgiu a data

O dia 2 de novembro é dedicado mundialmente aos finados. A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, primeiro de novembro, pois os religiosos, em sua maioria, acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entrariam em estado de graça, mesmo não sendo canonizados. O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram, dessa forma, as pessoas de certa forma ‘eternizam’ seus entes queridos que já passaram pelas suas vidas.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos. Costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram em martírio. No século 4º, a Memória dos Mortos passou a ser recordada na celebração da missa e, desde o século 5º, a Igreja Católica dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

O cemitério Santo Antônio está localizado na rua Dom Pedro II, próximo à Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa, e estará aberto à visitação no domingo (2) no horário das 6 às 18 horas.

Cerca de 5 mil visitantes são esperados para o fim de semana / Foto: Moreira Produções

Reunião entre empresas, secretário de Indústria e Comércio e o administrador do cemitério / Foto: Assessoria

O administrador, Marcos, junto a funcionários da prefeitura / Foto: Moreira Produções

Local já está liberado para funcionamento e deve ser inaugurado nós próximos 20 dias / Foto: Assessoria

Túmulos devem ser recadastrados no prazo de 180 dias / Foto: Moreira Produções

Visitar o cemitério durante o dia 2 de novembro é tradição dos amambaienses / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-