14.6 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Dilma Rousseff envia mensagem aos integrantes do Exército Brasileiro

- Publicidade -

19/04/2014 11h29 – Atualizado em 19/04/2014 11h29

Fonte: Portal Brasil

O noticiário do Exército, publicou, neste sábado (19), a mensagem presidenta da República, Dilma Rousseff, por ocasião do Dia do Exército Brasileiro. Confira o texto na íntegra:

“Integrantes do Exército Brasileiro,

Nesta relevante data, dirijo-me aos membros desta valorosa Força para rememorarmos o épico 19 de abril de 1648, data da primeira das batalhas em que combatentes brasileiros de diferentes raças, credos e posições sociais, movidos pelo espírito de nacionalidade, enfrentaram e expulsaram o invasor estrangeiro do nosso território. As Batalhas dos Guararapes, repletas de simbolismo, deram origem ao Exército Brasileiro.

Desse marco inicial parte a trajetória de um Exército presente junto ao povo brasileiro em momentos marcantes de nossa história, e que contribuiu decisivamente para a consolidação da unidade nacional e a preservação da integridade territorial de nosso País.

Nesta ocasião, cabe enaltecer dois momentos marcantes de nosso Exército celebrados no corrente ano. Vivenciamos, com muito orgulho, o transcurso dos 70 anos do início das operações da Força Expedicionária Brasileira, na Itália, onde nossos valorosos Pracinhas combateram, e venceram, em defesa dos ideais de liberdade e democracia que nos são tão caros. Alcançamos também os 10 anos em que o Brasil esteve no comando, competente e eficaz, do componente militar da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti, que tanto tem contribuído com aquela nação, em sua obstinada busca por dias melhores.

O Exército tem se mostrado parceiro presente da população brasileira em variadas atividades e ocasiões. Nossos soldados da Força terrestre têm atuado, de acordo com os preceitos constitucionais, na manutenção da Lei e da Ordem, e ainda na execução de obras de infraestrutura nos mais diversos rincões, no auxílio às populações em regiões remotas, no apoio a nossos cidadãos vítimas de desastres naturais, e na oferta de água ao sertanejo que dela mais necessita. Tudo isso sem descurar de sua principal missão, consagrada no compromisso, historicamente mantido, de defender nossa Pátria.

Concito todos vocês, homens e mulheres do Exército Brasileiro, a prosseguirem na implementação e no apoio aos grandes projetos indutores do processo de transformação que levará nossa Força Terrestre da era industrial para a era do conhecimento, dotando-nos da capacidade dissuasória compatível com a estatura estratégica de nosso País.

Com a convicção de que as brasileiras e os brasileiros comungam da minha confiança no profissionalismo, desprendimento e seriedade de vocês, parabenizo, hoje, todos os 200 mil homens e mulheres do Exército brasileiro, recomendando que continuem sempre prontos a atuar em defesa da Pátria, da garantia da soberania, da paz, da unidade do Estado e da democracia.

Parabéns, Exército Brasileiro!

Brasília, DF, 19 de abril de 2014.
Dilma Vana Rousseff
Presidenta da República”

O Dia do Exército é comemorado oficialmente no dia 19 de abril

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-