21.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Documentário da TV Brasil Pantanal é destaque neste Dia do Índio

- Publicidade -

19/04/2014 11h16 – Atualizado em 19/04/2014 11h16

Documentário produzido pela TV Brasil Pantanal é destaque em rede nacional neste Dia do Índio

Fonte: Fertel

Campo Grande (MS) – O documentário “Aldeia Urbana”, produzido pela TV Educativa Brasil Pantanal e que retrata o cotidiano das comunidades indígenas de Campo Grande, faz parte da programação especial da TV Brasil, em homenagem ao Dia do Índio. O programa será exibido hoje (19) em rede nacional, às 14h30, e tem como roteiro principal a história da aldeia Marçal de Souza.

Além da produção sul-mato-grossense, a TV Brasil exibirá em sua programação o premiado longa metragem Corumbiara, de Vicent Carelli; a animação Awara Nane Putane que conta o mito de origem yawanawá do uso da ayahuasca e mais dois documentários que mostram as condições de vida de populações indígenas nos arredores de Bauru (interior de São Paulo) e Boa Vista (Roraima).

Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do País, com mais de 70 mil índios. Em busca de melhores condições de vida, muitas famílias deixam as aldeias e se mudam para a cidade. A estimativa é que em Campo Grande vivam atualmente mais de 10 mil índios de diversas etnias.

Para entender melhor como vivem essas famílias indígenas, uma equipe da TV Brasil Pantanal visitou três aldeias urbanas: Marçal de Souza, Darcy Ribeiro e Água Bonita, além do loteamento no bairro Noroeste. Foram ouvidos, ainda, alguns indígenas que residem em outros bairros, professores e historiadores de Campo Grande.

A Marçal de Souza foi a primeira Aldeia Urbana do País, conquistada depois de muita luta dos índios terena. Quem relembra a história é Enir Bezerra, cacique da Aldeia. Ela conta as dificuldades enfrentadas pelos moradores até hoje, principalmente para se inserirem no mercado de trabalho. “Os índios não estão preparados para morar na cidade”, declara Enir Bezerra, a primeira cacique mulher do Estado.

Por outro lado, uma grande conquista das famílias da Marçal de Souza foi a criação de uma escola com educação diferenciada, com o ensino da cultura e da língua terena. No especial foram ouvidos os professores e a diretora da Escola Sulivan Silvestre de Oliveira. “Neste mundo globalizado não tem mais como o índio viver isolado. O papel da escola é valorizar a cultura deste povo e ajudá-lo a viver na cidade, sem perder as suas raízes”, afirma Itamar Jorge Pereira, professor da língua terena.

Serviço

O documentário “Aldeia Urbana” tem a trilha sonora do primeiro grupo de rap indígena do País, o Brô MC’s, de Dourados. A reportagem é da jornalista Lucilene Bigatão, com imagens de Marcio Acunha e Emerson Silva, produção de Luciene Tanno e edição de Carlos Dielh. A exibição acontece neste sábado, dia 19 de abril, às 14h30, pela TV Brasil Pantanal, Canal 4 (TV aberta) e pelo canal 15 na NET.

Documentário da TV Brasil Pantanal é destaque neste Dia do Índio

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-