22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Em reunião de transição coordenadoria, secretarias destacam principais ações

- Publicidade -

22/11/2014 10h35 – Atualizado em 22/11/2014 10h35

Em reunião de transição coordenadoria, subsecretaria e secretarias destacam principais ações e perspectivas

Fonte: Notícias MS

Campo Grande (MS) – Na tarde desta sexta-feira (21), na Secretaria de Estado de Governo (Segov) foi realizada uma das últimas reuniões das equipes de transição. O encontro foi com a Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, com a Coordenadoria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Cppir), com a Secretaria de Estado de Juventude (Sejuv) e a Secretaria de Relações Interinstitucionais entre os Municípios. Durante a reunião os titulares das pastas destacaram suas principais ações e perspectivas quanto à continuidade dos trabalhos.

Para a subsecretaria da Mulher, Tai Loschi, o compromisso com as mulheres sul-mato-grossenses deve continuar para fortalecer as mulheres nos seus direitos. “O Brasil todo sabe que em Mato Grosso do Sul as mulheres estão rompendo o silêncio devido à credibilidade da Rede de Enfrentamento a Violência do Estado. Nós estamos em segundo lugar no ranking dos estados que mais acessaram o serviço do Ligue 180. É importante ressaltar que foi através do apoio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres e do Governo do Estado, obviamente, que conseguimos a estrutura para a Rede e o combate. São veículos, motocicletas, equipamentos para criação de novos organismos de políticas para mulheres que eram apenas 13 quando assumimos e hoje são 26 contando com a nossa Subsecretaria. É certo que queremos mais organismos em mais municípios e que precisamos avançar mais e devemos ter atenção especial ao tráfico de mulheres, pois temos uma fronteira seca. Enfim o próximo governo irá receber a nossa Subsecretaria com infraestrutura, com a Casa da Mulher Brasileira que será a primeira a ser inaugurada no País e com um corpo técnico [de efetivos] muito bem capacitado”.

De acordo com a coordenadora, Raimunda de Brito, da pasta de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, a continuidade da coordenadoria dependerá muito da visão do novo governo. “Vai depender de como ele enxerga a questão da igualdade racial. Nesses oito anos os quilombolas que antes moravam em casas de taipa, cobertas de palha, possuem casas bem estruturadas e vivem com dignidade. Atualmente a nossa luta é para que eles entendam a necessidade do estudo, pois como as escolas são longe muitas vezes eles não querem ir, então nós vamos até lá e discutimos essa questão e acabamos servindo de exemplo também”, avaliou.

Já a secretária de Relações Interinstitucionais entre os Municípios, Edna Antonelli, acredita que o grande desafio da pasta, que é a mais nova, foi atender os municípios na questão da infraestrutura, a maior demanda. “Os municípios precisam desde infraestrutura, saúde até a questão de atrair novos empreendimentos. Dentro de 10 dias vamos entregar um aplicativo que terá informações sobre os municípios, que vão desde a geografia, história, atividade econômica, vocação até se o município tem leis de incentivo. Essa plataforma vai atingir a sociedade como um todo. Mas não podemos deixar de lado ações voltadas para o essencial que são empreendimentos, tecnologias e gestão, fatores que fazem muita diferença”.

Para o titular da Sejuv, Jaber Cândido, além da criação da Secretaria, outra grande conquista foi a criação do Conselho Estadual da Juventude. “O governo atual foi desbravador pois somos o quarto estado a ter um olhar voltado para a juventude, que corresponde a 27% da nossa população, ou seja 630 mil pessoas que precisam ser ouvidas e entendidas. Esperamos do novo governo que não mexa nessa máquina pública, pois o Estatuto da Juventude é uma conquista recente e representa um grande avanço no Brasil”.

Participaram da reunião além dos titulares das pastas, a secretária de Administração, Thiê Higuchi, Nelson Fukushima e da equipe de transição do futuro governo, o coordenador Marcelo Miglioni, Felipe Matos e Hélio Mandetta que coordenará a transição das pastas.

Acontecem na manhã da próxima quarta-feira (26) as duas últimas reuniões de transição: a da Companhia MS Gás e da Secretaria de Governo (Segov).

Em reunião de transição coordenadoria, secretarias destacam principais ações

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-