27.4 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Estão abertas as inscrições para o Concurso Internacional de Redação de Cartas

- Publicidade -

04/03/2015 08h21 – Atualizado em 04/03/2015 08h21

Prazo termina dia 17 de março.

Fonte: Assessoria

As inscrições para o 44° Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios, continuam abertas até o próximo dia 17 de março. O concurso é promovido em todo o mundo, pela União Postal Universal (UPU) — entidade que congrega os operadores postais de 192 países — com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

O tema para este ano é “Escreva uma carta para descrever o mundo onde gostaria de crescer”. Poderão participar estudantes de até 15 anos de idade da rede pública e privada de ensino.

As redações devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul e escritas em língua portuguesa, contendo no máximo 800 palavras em formato de carta. Para participar, o estudante deverá passar por uma seleção em sua escola, na qual será escolhida a carta que irá representá-la. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações.

Serão realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual, serão premiadas as três melhores redações de cada diretoria regional dos Correios. O primeiro colocado ganhará um tablet; o segundo receberá um smartphone e o terceiro, uma câmera digital. Já na fase nacional, o vencedor ganhará uma TV e um troféu, e sua redação representará o Brasil na etapa internacional, a ser realizada pela União Postal Universal. As escolas também recebem prêmios, como computadores e impressoras.

Em 2014, o concurso teve a participação de 3.674 estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Fernanda de Souza Valente, do Amapá, foi a vencedora nacional. Na fase internacional do concurso, o Brasil é o 2° melhor país em número de vitórias, com três medalhas de ouro, atrás apenas da China, com cinco.

Mato Grosso do Sul

Na edição 43º do Concurso Internacional de Redação de Cartas, os vencedores de Mato Grosso do Sul foram os alunos Raissa Piccoli Fontoura, da escola SEI (Serviço de Educação Integrado) de Dourados, campeã estadual; e em segundo e terceiro lugares Renan dos Reis, do Colégio CELQ de Amambai, e Marystela Yule Dias, da Escola Estadual Fernando Correa da Costa de Rio Brilhante.

O regulamento completo do concurso está disponível no site dos Correios, no link: http://www.correios.com.br/sobre-correios/sustentabilidade/vertente-social/concurso-internacional-de-redacao-de-cartas.

Estão abertas as inscrições para o Concurso Internacional de Redação de Cartas

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-