20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Fundação de Turismo promove um Famtour nas terras místicas da Bolívia

- Publicidade -

16/09/2014 10h53 – Atualizado em 16/09/2014 10h53

Fundação de Turismo e Amaszonas promovem um Famtour nas terras místicas da Bolívia

Fonte: Notícias MS

Campo Grande (MS) – Com o objetivo de fortalecer o turismo entre Brasil e Bolívia e aproximar os destinos turísticos entre Mato Grosso do Sul, Santa Cruz de La Sierra e La Paz, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e a Amaszonas Linhas Aéreas promoveram, entre os dias 8 e 12 de setembro, um Famtour na Bolívia.

Operadores de turismo, gestores municipais e jornalistas convidados para o Famtour puderam presenciar as belezas da cultura boliviana e a história dos remanescentes Incas preservada até hoje na tradição andina. A diretora-presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, representou o governo de Mato Grosso do Sul.

Famtour (do inglês, Familiarization Tours), é uma forma de promoção que tem como objetivo familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico. É um projeto turístico que consiste em convidar agentes de viagens para uma visita técnica e turística, a fim de que conheçam o local e saibam o que estão oferecendo ao cliente.

A empresa Amaszonas Linhas Aéreas está em operação em Mato Grosso do Sul desde o dia 4 de junho. O voo Campo Grande – Santa Cruz de La Sierra – Campo Grande atende pré-requisitos identificados em pesquisa realizada pelo Escritório Brasileiro de Turismo da América do Sul (EBT).

Santa Cruz

O famtour iniciou o roteiro em Santa Cruz no dia 8 de setembro. Cidade cercada por tradições jesuíticas, a exemplo as “Missões Jesuíticas de Chiquitos”, e com o artesanato típico da região, Santa Cruz desponta um forte desenvolvimento econômico e social, tornando-se uma das cidades mais promissoras da América do Sul. Santa Cruz é uma das sete cidades que mais cresceram nos últimos 15 anos, com o Produto Interno Bruto (PIB) em torno de 6,5% ao ano.

Em Santa Cruz, a programação incluiu lojas de artesanato e a Praça 24 de Setembro, que conserva o estilo arquitetônico colonial. O grupo visitou as instalações e o SPA do hotel Buganvillas e do hotel Los Tajibos, onde foi oferecido um jantar no “Jardin de Ásia”.

O grupo de jornalistas e operadores de turismo foi recebido pela Câmara da Indústria, Comercio, Serviços e Turismo de Santa Cruz – Cainco. O seu diretor-presidente, Luis Fernando Barbery, reforçou as ações institucionais entre Mato Grosso do Sul e Santa Cruz. “É uma honra receber a todos desta famtour. Nós investimos no desenvolvimento da indústria, do comércio e do turismo em Santa Cruz e damos todo o suporte para as ações de integração. Atuamos para dinamizar a economia regional e o turismo é um forte instrumento para o intercâmbio entre Mato Grosso do Sul e Santa Cruz. Temos aqui hotéis qualificados, boa gastronomia e infraestrutura necessária para receber turistas. Estamos inseridos no programa do Mercosul e fortalecemos também o intercâmbio de estudantes. Santa Cruz está aberta para receber os turistas de Mato Grosso do Sul e de todo o Brasil e queremos trabalhar de forma conjunta para promover esta integração”, afirmou Barbery, presidente da Cainco. Estavam presentes na cerimônia de recepção Maria de Lurdes e Karen Saucedo Wende, diretora de Promoção Turística Organización y Gestión del Destino Turístico (OGD).

Nilde Brun destacou as ações entre o Governo de Mato Grosso do Sul e a Bolívia com o objetivo de aproximar o turismo e as relações econômicas e institucionais entre os dois países. Em Santa Cruz, Nilde agradeceu ao receptivo boliviano. “É um imenso prazer participar deste famtour na Bolívia, promovido pela Amaszonas e a Organização e Gestão do Destino Turístico OGD de Santa Cruz. Queremos aproximar estes destinos turísticos, Campo Grande, Santa Cruz, La Paz e toda a Bolívia. A parceria entre Mato Grosso do Sul e a Bolívia é promissora não só para o setor de turismo, mas também para o setor econômico e investimentos. O governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo, está aberto a todas as ações de integração e aproximação entre os dois países. Acreditamos no desenvolvimento turístico através da união de Mato Grosso do Sul com a Bolívia”, destacou Nilde.

“São roteiros que podem ser oferecidos com tranquilidade para nossos turistas brasileiros. Os bolivianos são organizados e prepararam as visitas aos atrativos turísticos com segurança e dentro dos horários. Conhecemos três cidades em três dias, com segurança e conforto. Vale a pena conhecer a Bolívia, eles estão preparados para receber os sul-mato-grossenses”, afirmou a diretora da Fundtur-MS.

Diego Urioste, sub-gerente de Vendas Internacionais da Amaszonas, fez uma apresentação da companhia aérea, que promoveu o famtour. “A Amaszonas está estruturada para atender todos os destinos da Bolívia. Estamos com voos de Campo Grande/Santa Cruz três vezes por semana e queremos, até 2016, estabelecer voos diários entre as duas cidades. Queremos fortalecer a integração entre Mato Grosso do Sul e Bolívia e acreditamos no desenvolvimento turístico entre os dois países”, afirmou Diego.

Durante o Famtour, de que participaram 20 integrantes, a Amaszonas cumpriu rigorosamente os horários. Os voos com duração média de 1 hora entre Campo Grande/Santa Cruz/La Paz/Uyuni transcorreram de forma segura e confortável. A Amaszonas proporcionou ao grupo todo o suporte para a realização do programa turístico e esclareceu todas as dúvidas com atenção e presteza.

La Paz

Após conhecer as maravilhas de Santa Cruz, o grupo seguiu na manhã do dia 10 de setembro, no voo da Amaszonas, para La Paz, a cidade “mística”. La Paz é a sede do governo boliviano, onde fica o Palácio do Governo, ocupado pelo atual presidente Evo Morales. Sucre é a capital da Bolívia, que fica a 700 quilômetros de La Paz. Conhecida como a terra “mística”, La Paz está localizada na Cordilheira dos Andes, a uma altitude de 3.600 metros.

É forte a presença da cultura Inca e da colonização espanhola, preservada viva até os dias de hoje, como a Igreja São Francisco, construída no século XVIII. Seu interior é revestido de ouro. A Praça de Murilo (Plaza Murilo), o Mercado das Bruxas, que é um local religioso e o Vale da Lua são alguns dos locais mais visitados em La Paz.

Em La Paz, o grupo foi recebido pelo Governo Autônomo da Bolívia (equivalente a uma prefeitura municipal do Brasil), representado por Jacqueline Arguote, diretora de Promoção Turística. “É um imenso prazer receber este grupo de Mato Grosso do Sul. Queremos fortalecer a integração entre Bolívia e Mato Grosso do Sul. Em La Paz temos mais de 50 locais turísticos imperdíveis e conservamos nossas tradições para que os turistas sejam recebidos de forma agradável. Todas as ações de integração entre Mato Grosso do Sul e La Paz têm o apoio do Governo Autônomo da Bolívia”, afirmou Arguote. A Oficial Mayor de Promocion Economica (Ompe) realizou uma apresentação dos principais atrativos turísticos de La Paz. A operadora de turismo Millenarian promoveu as visitações em La Paz, coordenadas por Javier Villamil e Marisol. Destaque para a cordialidade e atenção dos dois operadores de turismo bolivianos.

O almoço foi oferecido pelo Plaza Oberland. À noite, o grupo conheceu a Peña Restaurante Huari. Um lugar fantástico com apresentações folclóricas da cultura e da música Andina.

Salar de Uyuni

O ápice da programação foi a visita ao Salar de Uyuni, um dos lugares mais belos e encantadores da Bolívia. É um deserto de sal, que guarda segredos da natureza e encantos singulares de formações geológicas. No Salar de Uyuni está a maior reserva de lítium do mundo, considerado combustível do futuro.

O grupo foi recebido no Hotel Jardins de Uyuni. Em seguida conheceram Colchani e uma instalação de processamento de sal.

Uyuni é uma cidade conservada no tempo. Cercada pelo deserto de sal, Uyuni é uma imensa extensão de beleza agreste e horizontes infinitos. O sal se depositou com o tempo, durante milhares de anos, e se renova com as chuvas de janeiro e fevereiro. Quando está coberto de água, o Salar de Uyuni torna-se um espetáculo único, um grande espelho da natureza a céu aberto que reflete as nuvens e o azul celeste.

Destaque para ilha Incahuasi – Isla Pescado, um lugar onde predominam cactos gigantes, com mais de 500 anos de idade. É o único lugar no mundo onde existe esta espécie de cactos. Após conhecer a Incahuasi, os operadores e jornalistas chegaram em Coquesa, onde está o vulcão Tunupa, um cenário encantador onde vivem os flamingos andinos. O vulcão Tunupa guarda as misteriosas múmias, na milenar Cueva de las Momias, com mais de 1.400 anos.

O grupo ficou hospedado no incrível Palácio de Sal, o primeiro hotel construído com sal do mundo. A temperatura média no Salar de Uyuni é de -5ºC.

Conhecer a Bolívia é um momento mágico na vida de uma pessoa. Visitar os remanescentes da cultura Inca e presenciar a força do povo andino revigora a energia interior. O contato com a “Pachamama”, ou mãe-terra, encanta os sentimentos e produz efeitos benéficos para o visitante. A Bolívia, vizinha-irmã do Brasil, guarda tesouros imperdíveis e está inserida nos roteiros turísticos dos brasileiros. É um povo acolhedor, bons hotéis, culinária excelente e a facilidade na comunicação, com o “portunhol”, a mistura da língua espanhola com a portuguesa. “Vale a pena conhecer a Bolívia!”.

Organizadores

O Famtour é uma parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Turismo, em parceria com a Amaszonas Linhas Aéreas e com a Organización y Gestión del Destino Turístico – OGD Santa Cruz.

A Amaszonas está operando em Campo Grande desde o dia 4 de junho. Em Santa Cruz, a comitiva ficou hospedada nos hotéis Camino Real, Yotau e Buganvillas. Em La Paz, nos hotéis Ritz Apart Hotel e Presidente. Em Uyuni, no Palacio Del Sal e o transporte pela agência Hidalgo Tours.

Participaram do Famtour/Press Trip: Nilde Brun, Evânia Gomes, Débora Bordin e Karla Cavalcanti, da Fundação de Turismo-MS/ Boris Verbisck – Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Governo (Segov); Juliana Salvadori – secretária Municipal de Turismo de Bonito; José de Carvalho (Zelinho) – representante da Fundação de Turismo de Corumbá; Ney Gonçalves, diretor da Agência de Viagens Impacto; Beth Coelho, proprietária do Hotel Fazenda São Francisco/Pantanal; Guilherme Fontoura – Premier Turismo; Daizire Alves – Aquidauana Tur; Fernanda Borges – Time Tour; Zé Marques, Susi e Ciro – do programa Festas e Eventos; Raquel e Marcio – blog Palpite de Luxo; Aurea – Confiança/West Central; Alessandra Dias – Seher Turismo e Bolivar Porto – Águas do Pantanal/Fotógrafo.

Fundação de Turismo promove um Famtour nas terras místicas da Bolívia

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-