15.7 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Google Photos confunde casal afro-americano com gorilas

- Publicidade -

02/07/2015 13h18 – Atualizado em 02/07/2015 13h18

Google Photos confunde casal afro-americano com gorilas

Fonte: RFI

O Google pediu desculpas nesta quarta-feira (1°) depois que um programa de reconhecimento facial em um novo aplicativo de fotos, o Google Photos, incluiu uma legenda de “gorilas” na imagem de um casal de afro-americanos. “Estamos consternados e pedimos desculpas sinceras pelo ocorrido”, afirmou um porta-voz da gigante americana à AFP.

A empresa reagiu rapidamente depois que o internauta Jacky Alcine denunciou o erro no Twitter: “Tomaremos medidas de maneira imediata para evitar a repetição de um erro deste tipo”. O jovem aparece ao lado de uma amiga na imagem que recebeu a legenda automática “gorilas”.

“Google Photos, vocês estragaram tudo!”, publicou Alcine em uma série de tweets, nas quais destacou que o erro era uma ofensa. “Minha amiga não é um gorila”, escreveu, indignado.

Um diretor do Google, Yonatan Zunger, atribuiu o erro à inteligência artificial responsável por reconhecer lugares, pessoas e objetos nas fotografias. “Essa falha é a primeiro de uma lista de bugs que você nunca deseja ver acontecer. Estou arrepiado”, lamentou Zunger.

Zunger ainda indicou que o programa registrou outros problemas, como não reconhecer o rosto de algumas pessoas ou identificá-las como cães.

Google e Facebook estão entre as empresas de Silicon Valley, na Califórnia, que mais investem para melhorar os programas de reconhecimento facial. “Melhorar a diversidade entre os engenheiros provavelmente ajudaria a evitar este tipo de problemas”, sugeriu Alcine.

Na foto legendada pelo Google Photos como

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-