22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Governador do MS determina expansão das emissoras públicas para todo o Estado

- Publicidade -

27/02/2015 19h10 – Atualizado em 27/02/2015 19h10

Reinaldo determina expansão das emissoras públicas para todo o Estado

Fonte: Marcio Breda/Notícias MS

O governador Reinaldo Azambuja disse, durante a solenidade de lançamento da nova programação da Rádio Educativa FM 104,7, na noite de quinta-feira (26), que os sinais das emissoras do Estado precisam chegar aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. “Queremos potencializar o alcance da rádio e levá-la para todos os 79 municípios”, disse o governador.

Reinaldo Azambuja manifestou satisfação com a elaboração de uma grade de programação para a rádio em menos de 60 dias do processo de reestruturação das emissoras públicas. O próximo passo, segundo o diretor-presidente da RTVE, Bosco Martins, é alinhar a nova programação da televisão, resgatando sua abrangência que já chegou a 22 municípios e 80% da população do Estado.

A festa de lançamento da nova programação da rádio foi marcada pelo show de comunicação apresentado pelos profissionais da emissora e apresentação de músicos regionais. A cerimônia simulou o Jornal do Rádio, que vai ao ar diariamente a partir das 6h30.

Da bancada os jornalistas Joel Silva e Neiba Ota conduziram a primeira parte da cerimônia, tendo como entrevistados o governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Cultura, Athayde Nery. Toda a solenidade, dividida entre “entrevista e informação”, homenagens e show musical, foi transmitida ao vivo pela rádio e pela televisão.

Aproximadamente 800 pessoas, entre jornalistas, comunicadores, produtores culturais, radialistas e convidados estiveram no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Aberta ao público, a festa de lançamento encerrou com show de artistas regionais.

Amigos de colaboradores das emissoras públicas foram homenageados, entre eles, Ulisses Serra Neto (Noninho), que em 1994 assinou a criação da antiga Ertel – Empresa de Rádio e Televisão Educativa; Nádia Costa Leite, em memória ao seu irmão, o músico e jornalista Lizoel Costa, cujo acervo fonográfico foi inteiramente doado a rádio e a socióloga Sara Messa, esposa do vocalista da banda Bêbados Habilidosos Renato Fernandes.

A nova programação, segundo o governador Reinaldo Azambuja, reflete a diversidade cultural do Estado. “É a cara de Mato Grosso do Sul. A Fertel deve resgatar a nossa cultura popular e o espaço de nossas ricas manifestações. A nova grade de programas expõe muito bem este objetivo”, destacou.

O diretor-presidente da RTVE, jornalista Bosco Martins, anunciou a recuperação da potência da Educativa FM, que estava restrita em razão da deterioração e falta de manutenção do transmissor no governo passado. “Ampliamos o raio de alcance do sinal, que era quase de uma rádio comunitária local para 180 quilômetros de diâmetro, alcançando pelo menos 17 cidades do interior”.

A nova grade é bem diversa, com programas de chamamé (Hora do Chamamé), de rock (Grito do Rock), clássicos brasileiros e internacionais (First Class), sertanejo (Rancho Caboclo e Vida Sertaneja), blues (Blues e Derivados), flashbacks (Memória 104). Da polca ao chamamé e do rock ao blues.

Artistas regionais fizeram uma convergência de gêneros que deram o tom e revelaram a diversidade cultural do Estado, como Maciel Correia, Guga Borba, Gilson e Júnior, Adão e Castelo, Blues Company, Gilson e Celito Espíndola, entre outros.

De acordo com Bosco Martins, além da determinação do governador, a nova grade foi discutida também com todos os servidores da 104 FM e com os ouvintes da rádio por intermédio de pesquisa. “A rádio será uma ponte entre o governo e as pessoas, por isso ela tem de ser diversificada e representar a população sul-mato-grossense”.

Para o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, a rádio está mais interativa, valorizando a música regional, o jornalismo e a prestação de serviços aos cidadãos, com mais informações de caráter institucional e utilidade pública. “A ideia da rádio é chamar a população para governar junto, firmá-la como um importante instrumento de cidadania”, disse.

Bosco Martins disse que tanto as emissoras vão ser canais abertos para o governo se comunicar com as pessoas e também para saber das inquietações nas comunidades, suas necessidades e expectativas em relação às ações do Estado. “O governo tem que trabalhar para as pessoas, além de atender as necessidades de desenvolvimento do Estado, garantindo que as atividades produtivas evoluam e contribuam com o progresso social”, destaca o governador Reinaldo Azambuja.

A afirmação do governador aconteceu durante a solenidade de lançamento da nova programação da Rádio Educativa FM 104,7Foto: Edemir Rodrigues

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-