26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Governador empossa membros do Fórum de Turismo

- Publicidade -

22/07/2014 13h12 – Atualizado em 22/07/2014 13h12

Governador empossa membros do Fórum de Turismo e destaca potencial turístico do Estado

Fonte: Notícias MS

Campo Grande (MS) – O governador André Puccinelli assinou na manhã de hoje (22) o termo de posse dos novos membros do Fórum de Turismo de Mato Grosso do Sul e do Fórum de Secretários e Dirigentes do Turismo de Mato Grosso do Sul. O evento aconteceu no auditório da Governadoria.

Os membros do Fórum de Secretários e Dirigentes foi eleito em 2 de agosto de 2013 e o mandato será vigente por dois anos (2014/2015).

“Temos o turismo como um empreendimento tão significativo quanto a indústria. Investimos e incentivamos o desenvolvimento do turismo no Estado, pois muitos municípios têm grande potencial turístico. Buscamos a diversidade da matriz econômica de Mato Grosso do Sul. O turismo gera renda e tem um grande benefício para o meio ambiente: não polui. Entregamos o rodovia Bonito-Bodoquena e estamos finalizando a pavimentação da Estrada que liga São Gabriel do Oeste a Rio Negro. É uma estrada muito bonita”, afirmou o governador.

Os Fóruns são órgãos da gestão descentralizada do turismo do Estado, legitimados no sistema nacional expresso na Lei Nacional do Turismo, nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, e contribuem com subsídios e apoio à gestão do turismo de Mato Grosso do Sul.

O Fórum de Secretários e Dirigentes do Turismo de Mato Grosso do Sul congrega todos representantes oficiais do turismo no Estado e tem como missão contribuir para o fortalecimento e integração das Políticas Públicas do Turismo de Mato Grosso do Sul. Entre as finalidades estão incentivar o desenvolvimento de estratégias, planos e projetos nas áreas de gestão, produção e mercado em apoio à iniciativa privada e colaborar com o Fórum do Turismo de Mato Grosso do Sul no encaminhamento de proposições de interesse do Trade de Turismo.

O Fórum do Turismo de Mato Grosso do Sul reúne instituições públicas, privadas e o terceiro setor e tem o objetivo de contribuir para a cadeia produtiva do turismo de Mato Grosso do Sul, através de discussões e debates que proponham soluções relacionadas ao turismo sustentável do Estado.

Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, destacou a parceria público-privada para o desenvolvimento turístico do Estado. “Estes fóruns fortalecem as ações e as políticas públicas para o turismo e integram o poder público e a iniciativa privada para o desenvolvimento comum de ações voltadas para o turismo”, destacou a diretora da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Jari Ausguto, presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes do Turismo de Mato Grosso do Sul, destacou o apoio do governo do Estado para o setor de turismo. “Temos recebido um grande apoio do governo do Estado, que entende a importância do desenvolvimento do turismo. Temos levado solicitações dos municípios e recebido apoio do governador André e da Fundação de Turismo, através da sua presidente Nilde Brun. Vamos dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos e queremos incentivar os municípios a se organizarem e fortalecerem suas ações para o desenvolvimento de seus potenciais turísticos”, afirmou o presidente do Fórum de Dirigentes de Turismo.

Foram empossados: presidente – Jary Augusto Silva – Aparecida do Taboado; vice-presidente – Djalma Loubet – Bela Vista; secretário – Wilson Melo Acosta – Guia Lopes da Laguna, entre outros membros.

Após a posse, a Fundação de Turismo de MS realiza a apresentação da 2ª fase do Programa de Classificação dos Municípios e da Política de Promoção e Apoio à Comercialização dos Produtos Turísticos do Estado. A apresentação acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Apresentação do Programa

O governo do Estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, implantou em 2013 o “Programa de Classificação dos Municípios”. A classificação turística, amparada na Política Nacional do Turismo e no Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo, tem o objetivo de fortalecer a atividade turística e favorecer os investimentos públicos e privados, possibilitando a diversidade da economia municipal com a geração de emprego e renda para a população.

“No ano passado, em 2013, dos 79 municípios do Estado, 56 deles (70,88%) participaram do processo de classificação e enviaram as fichas preenchidas manualmente. Este ano, os municípios podem fazer a reclassificação pela internet, entre 4 e 18 de agosto, num ambiente totalmente digital. A partir dos bons resultados obtidos no ano passado, vários municípios já iniciaram trabalhos e ações de melhorias de infraestrutura com o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul”, afirmou Nilde Brun.

Em maio de 2013 foi realizada a primeira apresentação do programa que trabalhou a introdução da política pública no Estado e a classificação dos 79 municípios, que foram classificados de acordo com critérios como infraestrutura, gestão do turismo, pontos turísticos e outros atributos.

Governador empossa membros do Fórum de Turismo

Governador empossa membros do Fórum de Turismo

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-