30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Governo prepara plano sobre defesa agropecuária

- Publicidade -

04/03/2015 15h05 – Atualizado em 04/03/2015 15h05

Fonte: Canal Rural

A ministra do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Kátia Abreu, declarou nesta terça, dia 3, que a defesa agropecuária será “prioridade máxima” da sua gestão e aproveitou para apresentar os principais pontos do Planejamento Nacional de Defesa Agropecuária, projeto que está sendo elaborado pelo Mapa em parceria com Estados e entidades do setor.

A declaração da ministra foi dada durante sua participação na posse da nova diretoria do Fonesa (Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária).

“A prioridade máxima do ministério é a defesa agropecuária”, disse Kátia Abreu aos integrantes do Fonesa, que passará a ser presidido pelo diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Inácio Afonso Kroetz. Kátia Abreu espera que o Plano Safra, a ser anunciado no meio do ano, reserve mais recursos federais para a área, demanda que já foi levada ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, informou a ministra.

O programa específico para a Defesa Agropecuária, que também tentará diminuir entraves burocráticos, deverá ser lançado nacionalmente durante cerimônia no Palácio do Planalto, com presença de organismos internacionais.

“Vamos mostrar que podemos dar um salto para aprimorar e reorganizar todos os pontos da defesa agropecuária. Temos que diminuir a carga e a pressão da burocracia em cima dos produtores, mas dar duro na fiscalização quando houver algo de errado”, afirmou Kátia Abreu.

Os recursos para defesa agropecuária serão distribuídos aos Estados de acordo com regras “técnicas e rigorosas”, afirmou a titular da Agricultura. Alguns dos critérios serão localização em região de fronteira, participação em programas de erradicação de doenças e pragas, alimentação em dia da base de dados da PGA (Plataforma de Gestão Agropecuária) e fundos emergenciais para doenças.

A defesa agropecuária será

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-