29.7 C
Dourados
segunda-feira, 18 de março de 2024

IBGE inclui novos municípios e atualiza distribuição da população em mapa

- Publicidade -

18/12/2014 16h05 – Atualizado em 18/12/2014 16h05

Fonte: ABr

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (18) o novo Mapa Político do Brasil na escala de 1 centímetro por 25 quilômetros, que inclui cinco municípios criados nos últimos anos e atualiza a distribuição territorial da população brasileira. As cidades que agora também aparecem na carta são: Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, Pescaria Brava e Balneário Rincão, em Santa Catarina, Paraíso das Águas, em Mato Grosso, e Mojuí dos Campos, no Pará, além dos 5.565 municípios pré-existentes.

Segundo a gerente de Preparo e Publicação do IBGE, Sônia Nascimento, outra particularidade interessante do mapa é a evolução política do Brasil desde 1940: “é possível ver como fomos alterando os estados, evoluindo e adequando uns aos outros, ver os territórios que ganharam categoria de estado.”

Sônia destacou que, pelo mapa, foi possível observar que, em 1940, Bahia e Sergipe faziam parte da então Região Leste, e São Paulo e Rio de Janeiro, da Região Sul, e que a Região Sudeste ainda não existia. “Em 1950, na Região Centro-Oeste, havia apenas Mato Grosso e Goiás. A partir de 1990, temos Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e Goiás também, que era um estado, foi divido em Tocantins e Goiás”, lembrou.

A carta inclui ainda a situação populacional com base no Censo Demográfico de 2010, os limites estaduais e internacionais, sistema de transporte, vegetação, energia, comunicações entre outros detalhes. O trabalho dos técnicos para a feição da carta geográfica durou cerca de um ano e meio. O último mapa foi lançado pelo instituto em 2007.

O mapa pode ser baixado gratuitamente no link

IBGE inclui novos municípios e atualiza distribuição da população em mapa

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-