29 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Investimento do Governo do Estado em asfalto urbano socorre municípios

- Publicidade -

25/10/2014 11h15 – Atualizado em 25/10/2014 11h15

Investimento do Governo do Estado em asfalto urbano socorre municípios em momento difícil, dizem prefeitos

Fonte: Notícias MS

Campo Grande (MS) – Com a arrecadação em queda e o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por parte do governo Federal diminuído a cada mês, os municípios do interior do Brasil têm tido dificuldades para realizar investimentos em infraestrutura, sendo obrigados a usar sua arrecadação com folhas salariais e custeio da máquina pública. Nessa realidade, o apoio do Estado tem sido fundamental. A avaliação foi feita por prefeitos de municípios sul-mato-grossenses durante a assinatura de ordens de serviço para obras de recape, pavimentação e drenagem em 46 cidades de Mato Grosso do Sul, totalizando investimentos de R$ 31 milhões.

Os prefeitos das cidades do interior do Estado foram unânimes na afirmação de que a parceira realizada com o governo de Mato Grosso do Sul viabiliza investimentos em uma área em que, ultimamente, os municípios não têm tido capacidade financeira para realizar. Os gestores municipais afirmaram ainda que o governo do Estado não mede esforços para auxiliar as prefeituras com aporte de verbas em todas as áreas importantes para o desenvolvimento regional. Especificamente nesta época do ano, as prefeituras precisam organizar de forma eficiente suas finanças, para cumprirem os compromissos salariais do funcionalismo público e o pagamento do 13º salário. “Estamos virando ordenadores de despesas. Temos que administrar os recursos para pagar salários e o custeio da prefeitura. Sem este aporte do Estado, não conseguiríamos fazer nada de asfalto no município. A população fica muito agradecida com este reconhecimento”, afirmou a prefeita de Novo Horizonte do Sul, Nilza Ramos Marques.

“É humanamente impossível para os municípios realizar investimentos em pavimentação e recape com a queda constante dos repasses federais. Sem este apoio da administração estadual, não teríamos condições de executar estas obras”, acrescentou Ernei da Cunha, prefeito de Jardim.

“Atender à demanda de grande parte das cidades em infraestrutura é algo que apenas o governo do Estado é capaz de realizar. Obras de grande envergadura e de grande demanda por parte da população os municípios não conseguem realizar sozinhos”, disse o prefeito de Caarapó, Mário Valério.

Para o prefeito de Angélica, Luiz Antônio Milhorança, a população cobra, com razão e propriedade, os deveres cabíveis ao poder público. Porém, não se tem pleno conhecimento das dificuldades que as prefeituras têm passado em todo o país. “Com o apoio que recebemos do governador André Puccinelli, podemos realizar obras que até então eram inviáveis de executarmos com recursos próprios”.

“A ajuda do Estado é de extrema importância. Não só para realizarmos asfalto e recape. Temos que lembrar que a atual administração tem investido de forma continuada em todos os setores, incluindo saúde, educação, segurança pública, além da doação de máquinas e ônibus escolares. O governo é um parceiro incondicional dos municípios em áreas em que não temos condições de caminhar sozinhos”, finalizou o prefeito de Ivinhema, Éder França Lima.

Investimento do Governo do Estado em asfalto urbano socorre municípios

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-