24.7 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ministro discute com gestores o novo ciclo do turismo

- Publicidade -

22/08/2014 14h11 – Atualizado em 22/08/2014 14h11

Fonte: MTur

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, abriu nesta quarta-feira (20) o segundo dia de reuniões que visam fazer um diagnóstico e estabelecer proposições para o novo ciclo do turismo. O resultado dessas discussões resultará em um documento referencial que servirá de base para a elaboração do Plano Plurianual do Planejamento Estratégico (2016 a 2019) do setor, além de outros planos de ação dos próximos mandatários do governo.

“Esse é o momento para pensarmos nos desafios do próximo ciclo do turismo. Precisamos entender se o setor e suas competências necessitam de políticas públicas específicas para avançar e quais devem ser as prioridades para melhorar a produtividade dos serviços”, disse o ministro Vinícius Lages, na abertura do encontro.

O objetivo do documento é garantir a continuidade das conquistas obtidas e buscar um aprimoramento das políticas e programas do turismo. O fórum democrático reuniu o Ministério do Turismo, a Embratur, representantes do Conselho Nacional de Turismo, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais (Fornatur), a Associação Nacional dos Secretários e Dirigente de Turismo das Capitais e Destinos Indutores e representantes do Ministério do Planejamento, da Controladoria-Geral da União e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Para Vinicius Lages, o país tem o desafio de consolidar a economia do setor de serviços com produtividade, qualificação e renovação, a exemplo do que já aconteceu em outros setores da cadeia produtiva, como o agronegócio e a indústria. Segundo ele, é importante levar em conta questões como o empreendedorismo, a estruturação de produtos e destinos, as formas de financiamento do setor e a atração de novos investimentos.

A presidente do Fornatur, Oreni Braga, ressaltou a importância de os estados e municípios se engajarem na construção desse novo ciclo. “Precisamos induzir os destinos a trabalhar nesta construção e consolidar suas estratégicas para a criação de novos produtos”, disse.

Após a compilação das informações, o documento será encaminhado aos representantes do CNT na próxima reunião que deve acontecer no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro, para que os conselheiros façam a entrega do documento aos candidatos à presidência da República e posteriormente aos políticos que assumirão as vagas no Congresso Nacional a partir do próximo ano.

As discussões sobre a formulação do documento referencial tiveram início na última terça-feira, em um encontro realizado no auditório do MTur, com duas palestras que serviram de subsídio aos debates desta quarta-feira (20). Na primeira delas, o assessor da secretaria executiva do Ministério da Fazenda, Manoel Pires, falou do ambiente econômico nacional e internacional. Já o assessor especial do ministro Lages, Ítalo Mendes, fez uma análise da evolução do turismo no Brasil e no mundo, apresentando os números mais recentes do setor.

Ouça as declarações de Vinicius Lages e Oreni Braga sobre a importância das discussões em torno do Documento Referencial.

Ministro discute com gestores o novo ciclo do turismo

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-