31.7 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

MS implanta sistema eletrônico da Guia de Trânsito Animal

- Publicidade -

26/05/2015 15h05 – Atualizado em 26/05/2015 15h05

Governo de Mato Grosso do Sul implanta sistema eletrônico da Guia de Trânsito Animal

Fonte: Noticias MS

Campo Grande (MS) – A partir de 1º de junho, começa a valer para todo o Estado de Mato Grosso do Sul o sistema eletrônico da guia de trânsito animal (e-GTA).

Nota técnica da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) explica que a emissão do documento fica autorizada para mais espécies animais além de bovinos: bubalinos, equídeos, ovinos e peixes de água doce.

No caso de bovinos e bubalinos, as guias de trânsito animal serão feitas para trânsito intraestadual com as seguintes finalidades: abate, engorda, reprodução, exposição, leilão e esporte. Já no caso de trânsito interestadual as finalidades autorizadas são: abate, engorda, leilão, esporte e reprodução, sendo que neste último há a exigência de exame de brucelose para machos acima de 8 meses e fêmeas vacinadas contra brucelose acima de 24 meses, e exame de tuberculose, para bovídeos a partir de 42 dias.

Em relação aos equídeos, a e-GTA para trânsito intraestadual está autorizada para engorda, abate, esporte, e aglomerações. As exigências são exame de AIE (exceto abate), exame de mormo (aglomerações e abate) e atestado de inflenza equina ou carteira de vacinação, no caso de aglomerações. Para o trânsito interestadual as finalidades são: engorda, abate, esporte e aglomerações e as exigências são exame de AIE (exceto abate) e atestado de inflenza equina ou carteira de vacinação e exame de mormo para todas as finalidades.

Já para ovinos e caprinos será emitida e-GTA para trânsito intraestadual e interestadual com finalidade de abate, engorda, reprodução, exposição, leilão e esporte. Quando destinados à reprodução e a eventos com aglomerações será exigido atestado sanitário emitido por médico veterinário de algumas enfermidades (brucelose, ectima contagioso, ectoparasitas em geral, febre aftosa, linfadenite caseosa, lentiviroses CAE/Maedi-Visna e oftalmia). O atestado sanitário deverá ter sido emitido em até três dias antes da emissão da e-GTA.

No caso dos peixes, a emissão da guia é apenas para abate.

Ainda de acordo com a Iagro, a e-GTA deverá ser impressa em uma via pelo produtor e em duas vias nas Unidades Veterinárias Locais de Atendimento (UVL/Iagro).

O link para acesso ao sistema permanece o mesmo, http://www2.iagro.ms.gov.br/ devendo os produtores que ainda não possuem login e senha, procurarem um escritório local para se cadastrarem

MS implanta sistema eletrônico da Guia de Trânsito Animal

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-