21.9 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Nova operação da PF mira pessoas ligadas a Lula e a Odebrecht

- Publicidade -

20/05/2016 08h28 – Atualizado em 20/05/2016 08h28

A investigação apura um suposto esquema de tráfico de influência.

Fonte: Zero Hora

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram, nesta sexta-feira, uma operação que investiga pessoas ligadas ao ex-presidente Lula. Quatro mandados de busca e apreensão e de dois de condução coercitiva são cumpridos em um inquérito que apura um suposto esquema de tráfico de influência e lavagem de dinheiro. A ação ocorre em São Paulo e Santos, no litoral paulista.

Um dos alvos é Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho do ex-presidente Lula, filho do irmão da primeira mulher do petista. Ele foi alvo de mandado de condução coercitiva.

As empresas que são alvo dos mandados de busca e apreensão são ligadas ao Grupo Odebrecht, investigado pela Operação Lava-Jato por envolvimento no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.

As medidas cumpridas têm como meta esclarecer quais razões para a Odebrecht ter celebrado contratos, entre 2012 e 2015, com uma empresa de construção civil de pequeno porte com sede em Santos para a realização de obras complexas em Angola.

De acordo com a investigação, apenas por seus serviços nas obras de reforma do complexo hidrelétrico de Cambambe, a empresa recebeu R$ 3,5 milhões. A obra recebeu do BNDES financiamento que totalizava US$ 464 milhões. A PF investiga se os contratos foram utilizados para o pagamento de propina.

Batizada Operação Janus, a operação faz referência ao Deus romano Janus (ou Jano), divindade latina de duas faces, que olha ao mesmo tempo para o passado e para o futuro.

Nova operação da PF mira pessoas ligadas a Lula e a Odebrecht

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-