23.7 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Novo Supersimples deve receber 500 mil novas empresas

- Publicidade -

31/01/2015 09h57 – Atualizado em 31/01/2015 09h57

Fonte: Assomasul

Terminou nesta sexta-feira, 30 de janeiro, o prazo para empresas aderirem ao novo Simples Nacional, que no ano passado abriu espaço para 140 atividades e empreendimentos com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões.

O ministro Guilherme Afif Domingos informou que a previsão da Secretaria da Micro e Pequena Empresa é de que mais de 483,8 mil entrem no regime fiscal. Até ontem, dia 29, 459,2 mil empresas haviam aderido, conforme balanço parcial do ministério.

Caso a previsão do ministro se concretize, o crescimento será de 117% em relação ao movimento de janeiro de 2014 (223 mil empresas).

“A projeção (oficial) que estamos fazendo é 483 mil, mas eu aposto em 500 mil (novas empresas), porque a turma deixa para a última hora”, disse o ministro, comparando a projeção com a média de 230 mil empresas entrantes no Simples nos meses de janeiro dos últimos quatro anos.

O aumento ocorre após ser ampliada em 2014, a abrangência do regime tributário simplificado para empresas de serviços – o que inclui profissionais liberais, como médicos engenheiros, corretores de imóveis e advogados.

Todos eles podem, agora, pagar em um único boleto oito impostos e contribuições: PIS, Cofins, Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), IPI, ICMS, ISS e, com exceção de parte das empresas de serviço, o INSS patronal.

Um estudo conjunto da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Ministério aponta perda anual de R$ 3,94 bilhões em arrecadação com o aumento da adesão ao modelo tributário simplificado.

O ministro Afif, contudo, considera que os novos entrantes elevarão a arrecadação do governo em função da maior formalização de profissionais liberais – caso suas pequenas e microempresas cresçam. “É só a empresa crescer 4% que anula todo o ônus para o caixa do governo”, afirmou.

Novo Supersimples deve receber 500 mil novas empresas

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-