15.7 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

ONU marca Dia Internacional das Pessoas Idosas

- Publicidade -

01/10/2014 13h40 – Atualizado em 01/10/2014 13h40

Fonte: Rádio ONU

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que os idosos desempenham cada vez mais um papel importante na sociedade, uma vez que crescem em número e os cuidados de saúde vão melhorando em algumas partes do mundo.

A afirmação foi feita para marcar o Dia Internacional das Pessoas Idosas, esta quarta-feira, 1º de outubro.

Idosos

Segundo Ban, calcula-se que o número de pessoas idosas aumente para mais do dobro a nível mundial, passando de 841 milhões de pessoas em 2013 para 2 bilhões em 2050.

Em pouco mais de três décadas e meia, cerca de 8 em cada 10 pessoas da população mais velha do mundo viverá em regiões menos desenvolvidas.

Do Rio de Janeiro, a médica e coordenadora do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento, Cepe, Thelma Battaglia Rezende, falou à Rádio ONU sobre os desafios que os idosos enfrentam.

“O principal desafio é ter qualidade de vida. É ter respeito, ter dignidade, ser incluído na sociedade, quer seja de âmbito familiar, quer seja de âmbito maior. É ter seus direitos, que as leis e as portarias instituíram. Eu acho que são esses os grandes desafios dos idosos hoje em dia”

Bom Humor

Battaglia Rezende afirmou que é importante também que o idoso preze o bom humor, preze os amigos. Segundo ela, “é importante estar inserido na vida da cidade da maneira que ele puder”.

A coordenadora do Cepe falou citou ainda casos de idosos com problemas de saúde.

“Esses idosos frágeis têm múltiplas demandas que são naturais, provenientes do processo de se envelhecer. Então, eles muitas vezes têm múltiplas patologias, eles podem perder autonomia, independência e a gente tem que pensar como sistema de saúde, como vai atender a essas fragilidades e também como sociedade, como a gente vai se preparar para o cuidado do idoso.”

Na sua mensagem, Ban Ki-moon afirmou que o aumento constante da longevidade humana representa uma das maiores transformações e desafios dos nossos tempos.

Desenvolvimento

Ele disse que se o mundo não conseguir acompanhar o ritmo das tendências demográficas em mudança, será difícil alcançar um futuro sustentável, seguro e satisfatório para pessoas de todas as gerações.

Os idosos, segundo o chefe da ONU, fazem contribuições vastas para o desenvolvimento econômico e social. No entanto, continuam a discriminação e a exclusão social.

Ele afirmou que todos devem ultrapassar este entrave de forma a assegurar uma população socialmente e economicamente ativa tal como segura e saudável.

Ban disse que a agenda de desenvolvimento pós-2015 oferece uma oportunidade histórica para as Nações Unidas e os seus Estados-membros fortalecerem os direitos e o papel dos idosos na sociedade como parte do compromisso de “não deixar ninguém para trás”.

Neste Dia Internacional, o secretário-geral encorajou governos e pessoas em todo mundo a garantir a participação plena dos idosos na sociedade ao mesmo tempo que os seus direitos e dignidade são salvaguardados.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-