31.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Os benefícios do parto normal para o bebê

- Publicidade -

04/10/2015 09h00 – Atualizado em 04/10/2015 09h00

Especialistas destacam as vantagens para a saúde da criança que nasce naturalmente.

Fonte: Bebê.com

1. TEMPO CERTO

“O primeiro ponto é o bebê escolher o dia em que irá nascer” diz a Dra. Rita Sanchez, coordenadora materno-infantil do Hospital Israelita Albert Einstein. “Ou seja, está pronto, maduro”. A importância de respeitar o tempo do bebê se deve principalmente ao fato de que é nas últimas semanas de gestação que o seu sistema respiratório se desenvolve por completo. “Bebês extraídos uma ou duas semanas antes da 40ª semana, por meio de uma cesariana sem trabalho de parto, são os maiores candidatos a ter problemas respiratórios”, afirma Ruth Osava, professora doutora do curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). “Em muitos casos, isso vai obrigá-lo a ficar no berçário recebendo oxigênio, por horas ou dias, longe da mãe”.

O Dr. Renato Kalil, membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetricia (FEBRASGO), acrescenta: “O trabalho de parto é importante independente do tipo de parto que será realizado”. Segundo ele, o problema da cesárea eletiva está justamente no fato de que, muitas vezes, ela é marcada antes que a gestante entre nesse processo naturalmente. “12% dos bebês nascidos por cesariana sem trabalho de parto vão parar na UTI. Esse número cai para 3% nos nascimentos por parto normal” explica ele.

2. A PRIMEIRA MAMADA

“Durante o trabalho de parto e as contrações, há a liberação do hormônio ocitocina, que tem a função de contrair as células musculares uterinas”, explica a Dra. Rita. “A ocitocina estimula a descida do leite e facilita sua saída, contraindo as células em volta das glândulas mamárias”. Ou seja, o parto normal facilita a primeira mamada, que, caso o hospital permita, já pode acontecer logo após o nascimento. Isso é benéfico pois pode facilitar todo o processo de aleitamento, já que o recém-nascido possui grande poder de sucção na primeira meia hora de vida. Segundo a doutora, “o aleitamento materno traz muitos benefícios a ambos, desde a transferência de anticorpos para a proteção do bebê até o carinho e segurança do contato entre os dois”.

3. O BEBÊ RESPIRA MELHOR

“Na vida dentro do útero, os pulmões do bebê quase não funcionam e as trocas gasosas são feitas pela placenta. Os pequenos sacos que compõem o pulmão do bebe, chamados alvéolos, estão preenchidos por líquido e, quando ele nasce, este líquido precisa sair para o ar entrar, como ocorre quando apertamos uma garrafa pet” explica a Dra. Ruth. “Este ‘aperto’ da caixa torácica do bebê é realizado pela passagem do feto no canal de parto. Em um parto normal, cerca de um terço do líquido pulmonar é removido pelo ‘aperto’ e eliminado pelo nariz e boca. Nas cesarianas, o bebê não recebe o benefício da compressão torácica e apresenta algum grau de dificuldade para estabelecer os primeiros movimentos respiratórios”.

4. PELE AQUECIDA

Em condições normais, o parto normal permite que a mãe segure seu bebê logo, sem precisar esperar que ele ou ela se recuperem de uma cirurgia. Segundo a Dra. Ruth, isso é importante para ajudar na manutenção da temperatura corporal. “Mesmo os recém-nascidos vigorosos, quando expostos a salas de parto frias, podem apresentar quedas acentuadas da temperatura corporal e desenvolver problemas metabólicos durante as duas primeiras horas de vida” ela explica. “O melhor berço aquecido do bebê é o colo da mãe. O contato da pele da mãe eleva a temperatura corporal interna do bebê, preserva o estoque de açúcares no sangue e acelera os ajustes metabólicos nesse início de vida”.

5. ROMPIMENTO ABRUPTO

Deve-se lembrar que o momento do nascimento é também um momento de ruptura. “Os processos envolvidos no nascimento representam a ativação dos sistemas de sobrevivência do bebê a fim de torná-lo apto para dar conta da dramática transição de um ambiente aquático para um ambiente aéreo” explica a Dra. Ruth. “O trabalho de parto assemelha-se ao aquecimento de um atleta antes de entrar em campo”. Segundo a obstetriz, isso significa que a contração do útero sobre o corpo do bebê estimula o sistema nervoso a ativar os diversos órgãos. Quando esse processo não acontece, essa ativação pode ser deficiente.

6. COMPLICAÇÕES FUTURAS

Estudos recentes atrelam o parto cesárea a uma série de doenças e males que o bebê pode desenvolver ao longo de sua vida. Uma das causas possíveis é que, durante a passagem pelo canal vaginal, o bebê entra em contato com as bactérias da mãe, o que estimularia seu sistema imunológico e promoveria uma maior proteção contra alergias. “Quando você retira um bebê que não está preparado, isso pode incorrer em possíveis problemas respiratórios futuros para ele” afirma o Dr. Renato Kalil. Um estudo finlandês publicado no Journal of Allergy and Clinical Imunology demonstrou que pessoas nascidas por cesariana são três vezes mais suscetíveis a manifestar asma. “Particularmente no caso de mulheres que já apresentem um caráter hereditário de doenças respiratórias, vale a pena tentar o parto normal” orienta o médico. “Nessa situação, inclusive, é indicado que as mães amamentem por até 2 meses mais do que o normal, para que o bebê receba o máximo de proteção”.

Os benefícios do parto normal para o bebê

Os benefícios do parto normal para o bebê

Os benefícios do parto normal para o bebê

Os benefícios do parto normal para o bebê

Os benefícios do parto normal para o bebê

Os benefícios do parto normal para o bebê

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-