18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Parceria entre Sindicato Rural e Sebrae fortalece cumprimento da legislação

- Publicidade -

01/08/2015 09h47 – Atualizado em 01/08/2015 09h47

Parceria entre Sindicato Rural e Sebrae fortalece cumprimento da legislação trabalhista

Fonte: Famasul

Há três anos, o produtor rural Moisés Schmidt decidiu reduzir alguns custos em sua propriedade para torná-la mais competitiva. Mas a solução encontrada não implicou demissões de funcionários ou descumprimento de legislação. Pelo contrário, foi inovadora. Começou a buscar parcerias com micro e pequenas empresas em Barreiras, no Oeste da Bahia, onde vive. A ideia seria benéfica para os dois lados. Estimularia novos negócios na região, e o proprietário transferiria algumas responsabilidades para estas empresas, como a alimentação dos empregados, a lavagem de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outras.

Assim, ao invés de fornecer a alimentação em sua fazenda, os funcionários passaram a fazer as refeições com a comida oferecida por um restaurante, que assumiu a responsabilidade de preparar e fornecer as marmitas, pagas pelos empregados com tíquetes-refeições oferecidos por Moisés. A limpeza dos EPIs também passou a ser feita por uma empresa especializada neste tipo de serviço. “Além de reduzir custos e oferecer oportunidades para micro e pequenos empresários, eu evitei problemas com as legislações trabalhista e ambiental, que são complexas, e com autos de infração”, lembra.

A iniciativa foi tão bem sucedida que ele quis repassar a experiência a outras propriedades rurais da região. Na condição de líder classista, pois ele é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), procurou a superintendência do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) na Bahia para apresentar a proposta, com o objetivo de contemplar mais propriedades. Assim, no ano passado, foi lançado um projeto-piloto, inédito, chamado de Encadeamento Produtivo, durante a Bahia Farm Show 2014, uma das principais exposições agropecuárias do país, em Luís Eduardo Magalhães (BA), município vizinho a Barreiras.

Com o objetivo de aumentar a competitividade, além de promover a cooperação, inovação tecnológica e a gestão mais eficiente, a etapa inicial do Encadeamento Produtivo abrangeu nove propriedades rurais, pequenas e médias, chamadas de fazendas-âncora, e 10 micro e pequenas empresas (MPEs) da região, nos distritos de Novo Horizonte e Placas, em Barreiras, e de Bela Vista (Luís Eduardo Magalhães). O projeto procurou traçar o perfil destas propriedades e das MPEs, pesquisando as principais características (produção, consumo e necessidades), dificuldades locais e as oportunidades de novos negócios, abordando aspectos jurídicos e de viabilidade econômica.

Os resultados do projeto confirmaram o que já se esperava. Os proprietários das fazendas pesquisadas manifestaram interesse em transferir algumas tarefas para as pequenas empresas. As principais atividades identificadas seriam: hospedagem, alimentação, oficinas, refrigeração, elétrica, oficinas hidráulicas, borracharias e armazenamento de insumos, lavanderias de EPIs, segurança e beneficiamento de algodão. Foi o momento em que os produtores rurais passaram a contar com estes serviços.

“Após a contratação, houve vários benefícios. Não só teve redução de despesas nessas propriedades. O capital engessado foi destinado a outras finalidades, evitamos autos infracionais trabalhistas e ambientais e o nível de satisfação dos funcionários cresceu”, revela Moisés Schmidt, que recentemente esteve em Brasília, para apresentar os primeiros resultados do projeto em reunião na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). “Daqui pra frente, a expectativa é de que mais micro e pequenas empresas façam a adesão ao projeto”, conclui.

Parceria entre Sindicato Rural e Sebrae fortalece cumprimento da legislação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-