16.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Poupança é rendimento seguro e simples e precisa ser mais conhecida

- Publicidade -

01/10/2014 15h51 – Atualizado em 01/10/2014 15h51

Poupança é rendimento seguro e simples e precisa ser mais conhecida, afirma especialistas

Fonte: Da Assessoria

Pesquisa realizada pelo Ibope/Serasa Experian afirma que dois de cada três brasileiros não poupam. O motivo, para os economistas, pode ser a falta de conhecimento sobre vantagens reais dos investimentos. O levantamento foi feito com pessoas maiores de 16 anos de 142 cidades e apontou, ainda, o desconhecimento das vantagens financeiras de uma aplicação. O indicador pode explicar a falta de interesse: mais de metade (52%) dos entrevistados não sabia (24%) ou não informou corretamente (28%) quanto teriam em uma aplicação financeira, após um ano, se investissem R$ 100,00, com juros de 2%. Dos 48% que responderam corretamente (R$ 102,00), a maioria tem curso superior e renda mensal acima de 10 salários mínimos.

Simples e seguro – Para o assessor de negócios do Sicredi Marcus Vinícios Nogueira, a poupança é o produto de investimento mais democrático e acessível, pois o investimento inicial pode referir-se a qualquer valor. “A poupança é o investimento de primeira escolha. É uma lição que trazemos do berço. Poupar é igual a guardar o dinheiro”, explica o assessor.

Mesmo com o aumento da taxa de juros, a poupança continua sendo uma opção de aplicação de recursos vantajosa, um investimento simples e seguro, que admite depósitos de pequenas quantias e não sofre tributação para pessoas físicas. A poupança permite baixos valores de movimentação e possui isenção total de Imposto de Renda e IOF para pessoas físicas. O rendimento é certo e regulamentado pelo Banco Central. Com rendimento de 0,5 % ao mês + TR, em agosto, apresentou rentabilidade foi 0,5605%.

“Poupar é acumular valores no presente para utilizá-los no futuro e garantir a tranquilidade financeira. Além disso, exige a fixação de metas e, principalmente, disciplina para economizar pelo tempo necessário até que sejam alcançados os objetivos que motivaram a poupança. Esta atitude passa pela conscientização de seu orçamento, necessidades e a prática da educação financeira”, opina Marcus Vinícius.

Vantagem Sicredi – Poupar no Sicredi tem ainda outros benefícios: o associado pode ganhar mais com a distribuição de sobras que é feita proporcionalmente entre a cooperativa. “O resultado do que ele, cooperado, ajudou a cooperativa construir retorna para o próprio, anualmente. Quanto mais o cooperado participa das mais variadas aplicações financeiras oferecidas pelo Sicredi, mais ele recebe de retorno”, argumenta o assessor de negócios.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,5 milhões de associados e 1.281 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 100 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. – uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

  • Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Poupança é rendimento seguro e simples e precisa ser mais conhecida

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-