22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Prefeitura de Amambai começa a recuperar áreas atingidas pelas chuvas

- Publicidade -

27/11/2015 23h34 – Atualizado em 27/11/2015 23h34

Equipes estão nas localidades em que reparos são urgentes; relatórios e orçamentos estão sendo realizados.

Fonte: Decom

**Amambai (MS) – **A prefeitura de Amambai, através da secretaria municipal de Infraestrutura (Seinfra) e da secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur) deu inicio ao processo de recuperação das vias, estradas e pontes danificadas pelo mau tempo que atingiu o município nos últimos dias, colocando Amambai, junto a outros seis municípios, em estado de emergência.

Após levantamento realizado pela administração municipal, prioridades foram definidas e as equipes já estão atuando para minimizar os estragos. “Estamos trabalhando com as situações enquadradas como emergência, onde há inviabilidade de tráfego e famílias ilhadas nas áreas rurais”, explica o secretário municipal de Infraestrutura, Eder Espíndola.

Nessa sexta-feira, a Seinfra está trabalhando no trecho Bom Jardim, que passa a funcionar com rota alternativa para o transporte escolar e o tráfego de veículos. O deságue é o primeiro passo realizado pela equipe, que após esse processo, inicia o aterro desse trecho, que engloba as estradas de acesso à Aldeia Limão Verde, na saída para Tacuru, Fazenda Paraíso, VT Brasil e região da Chácara do Ki-Carne, já na saída para Juti.

Ainda segundo Eder, a localidade enfrenta problemas relativos ao acesso aos assentamentos João Rosa Paes e Guanabara. “Nesse trecho, perdemos duas pontes de aproximadamente 80 metros cada, que ficavam sobre o rio Amambai. Muitas famílias e o transporte escolar dependem da criação dessa rota alternativa de forma emergencial, por isso é uma prioridade que já está recebendo manutenção”, esclarece.

De acordo com as prioridades definidas, a próxima localidade a receber os reparos é o trecho Madama, que dá acesso às fazendas Primavera, região do Desbarrancado e Vô Popai. A localidade é uma travessia, que liga a Rodovia que dá acesso à estrada Nova Esperança.

Outra localidade que recebe reparos é onde outras duas pontes, desta vez sobre o rio Moroti (Alexandria e Felicia) foram interditadas. Elas dão acesso às fazendas Santa Felícia, Alexandria, Lapacho, Monte Sião, Santa Gemma e outras.

Além das ações realizadas na área rural, patrolamento e outras medidas estão sendo realizadas em áreas próximas à cidade. “As localidades mais próximas da zona urbana e que apresentam boas condições de trabalho, suportando a entrada de máquinas pesadas e o acesso das equipes também estão recebendo a manutenção. As equipes estão empenhadas para que consigamos minimizar os resultados das intempéries no menor tempo possível”, relata o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa.

Junto às equipes de Infraestrutura, Cidade e Serviços Urbanos, estão o engenheiro da prefeitura de Amambai, Gabriel Winter, o fiscal de obras e posturas, Anderson Pschisky, o coordenador da Defesa Civil, Ivo Alves e colaboradores da administração realizando levantamentos in loco e orçamentos, para definir os valores e assim encaminhar o relatório detalhado do estado de emergência ao secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, o qual se reunirá com o prefeito municipal de Amambai, Sérgio Barbosa, prefeitos de municípios da região, pertencentes ao Conisul, o secretário municipal de Infraestrutura de Amambai, Eder Espíndola e demais representantes dos municípios na quarta-feira (02), em Campo Grande.

Após reunião a nível estadual, que definirá um planejamento estratégico para que os municípios se organizem em conjunto, a Prefeitura de Amambai realizará audiência com os produtores rurais para informar sobre as condições das vias e toda a extensão da área rural, bem como os procedimentos para recuperação dos locais atingidos.

Esclarecimento
A prefeitura de Amambai esclarece que as ações para minimizar os estragos estão sendo realizadas, mas solicita a compreensão da população na resolução dos problemas. “Toda a manutenção necessária está sendo feita, mas isso demanda tempo e recurso. É impossível resolvermos todos os problemas em curto prazo, pois dependemos de itens como estrutura e, principalmente, bons condições climáticas”, ponderou o prefeito Sérgio Barbosa, lembrando que a previsão para o final de semana ainda é de fortes chuvas.

Estrada que liga a rodovia para Tacuru, que também dá acesso à estrada Nova Esperança e outras localidades, recebe manutenção / Foto: Decom

Ponte sobre o Rio Amambai, no momento em que era tomada pelas águas / Foto: Decom

Prefeito Sérgio Barbosa e equipe da Seinfra, Defesa civil e colaboradores definindo prioridades / Foto: Decom

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-