18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Produção de leite de MS é caracterizada pela baixa produtividade

- Publicidade -

28/05/2015 10h54 – Atualizado em 28/05/2015 10h54

Fonte: Da Assessoria

Mato Grosso do Sul está na contramão do desenvolvimento nacional da produção de leite. Ocupando a 13ª posição no ranking nacional, os produtores rurais sul-mato-grossenses perdem nos quesitos margem de lucro, falta de investimentos e baixa produtividade. A avaliação do diretor do Sindicato Rural de Campo Grande, Wilson Igi, dá uma dimensão da necessidade de estimular esta cadeia produtiva, objetivo da 18ª edição do Encontro Técnico do Leite, que será realizado na próxima terça-feira (02), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, a partir das 8h.

Nosso crescimento produtivo ainda deixa muito a desejar em comparação ao desempenho de outras praças produtoras. De acordo com os dados apurados pela Famasul, em dez anos (de 1990 a 2000) o volume produzido no Estado subiu apenas 28,1%, enquanto que em Goiás a elevação foi de 230,8% e em Mato Grosso o aumento atingiu 191% no mesmo período.

A produção do leite em Mato Grosso do Sul não é satisfatória para a sustentabilidade econômica do segmento, considerando que dos 24 mil produtores rurais no segmento lácteo, 15,1 mil criadores não conseguem produzir mais de 100 litros de leite ao diariamente, sendo que a atividade para ser viável precisa atingir produção mínima de 300 litros ao dia.

O evento é promovido pela Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, em parceria com o Sindicato Rural de Campo Grande e a Sepaf – Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, é mais uma ação para elevar os criadores do Estado de simples geradores de leite a eficientes a produtores da matéria-prima. “Nesta edição, apresentaremos alternativas com baixo custo ou custo zero”, afirma o dirigente.

Com palestras que vão desde a estruturação do rebanho a estratégias competitivas do leite, o Encontro Técnico do Leite promoverá o fluxo de informação e a aplicação de tecnologia na atividade. Segundo o diretor secretário da Famasul, Ruy Fachini, eventos como encontro fornecem suporte técnico para que o produtor rural possa gerenciar melhor sua produção e melhorar o preço. “Para se ter uma ideia de como é necessário melhorar este panorama, estamos muito abaixo do cenário nacional, onde o volume produzido é 1,381 mil quilos por vaca por ano”, ressaltou.

A edição anterior do Encontro foi um sucesso, com mais de 1,4 mil pessoas de 52 municípios de Mato Grosso do Sul e de outros 12 Estados, além do Distrito Federal. Sobre o evento – Em sua 18ª edição, o Encontro Técnico do Leite se consolida como o principal evento deste segmento em Mato Grosso do Sul. Com palestras que abordam temas que vão desde o bem-estar animal à produtividade, o evento promovido pela Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Sepaf – Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, com patrocínio do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa, será realizado no dia 02 de junho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, a partir das 08h. Para mais informações, acesse: http://zip.net/bsrhNY

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

Produção de leite de MS é caracterizada pela baixa produtividade

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

27 de Março – Dia do Circo

- Publicidade-