20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Programa da OIT busca aumento da cooperação no local de trabalho

- Publicidade -

28/08/2015 08h16 – Atualizado em 28/08/2015 08h16

Fonte: Rádio ONU

Aumentar a cooperação dentro de uma corporação é parte da metodologia de um programa da Organização Internacional do Trabalho, OIT, que apoia o desenvolvimento de pequenas e médias empresas.

Atualmente, a iniciativa Score, ou Sustentando Empresas Competitivas e Responsáveis, em uma tradução livre do inglês, está sendo implementada em nove países na África, Ásia e América Latina.

Impacto Positivo

A ação inclui projetos que envolvem 545 empresas e mais de 155 mil trabalhadores treinados.

Segundo o especialista da OIT, Philippe Vanhuynegem, um dos principais objetivos do programa “é promover um modelo de gerenciamento que possa ter impacto positivo na viabilidade econômica das pequenas empresas e no ambiente de trabalho para os funcionários”.

Ele afirmou ainda que as pequenas e médias empresas são as maiores criadoras de postos de trabalho na América Latina. No entanto, são “também aquelas onde há deficits fundamentais de trabalho decente, daí a urgência de consolidar sua produtividade e condições de trabalho”.

Treinamento

O centro de treinamento e excelência do Score na América Latina fornece treinamento empresarial e assistência técnica com base em cinco módulos: cooperação no local de trabalho, administração de qualidade, produção mais limpa, gerenciamento de recursos humanos e segurança ocupacional e saúde.

Segundo a OIT, isto gera uma cultura de diálogo entre os empregados. O programa busca reduzir defeitos na produção, acidentes e faltas. A iniciativa promove também redução de custos e mais diálogo entre empregadores e empregados, levando a uma maior competitividade e bem-estar.

Para o especialista da agência da ONU, “o ganho em produtividade é chave neste processo” para que “mais empresas adotem boas práticas laborais”.

Na América Latina, a iniciativa está em operação na Bolívia, na Colômbia e no Peru, onde o programa piloto foi lançado em 2013.

Foto: OIT

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-