30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Rede de assistência social está presente em 98,4% dos municípios brasileiros

- Publicidade -

01/08/2015 08h51 – Atualizado em 01/08/2015 08h51

Segundo dados do Censo do Sistema Único de Assistência Social, são 10.729 unidades de atendimento em todo o País

Fonte: Portal Brasil

Em 2014, a rede de assistência social do governo federal estava presente em 98,4% dos municípios brasileiros. Segundo dados do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas), são 10.729 unidades de atendimento em todo o País.

Para a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ieda Castro, o governo está criando condições para que a assistência social seja vista como um direito do cidadão. “O Suas é essa possibilidade. É um sistema público de atendimento com regras claras e gerador de direitos e oportunidades”, ressaltou.

De acordo com o Censo, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) – a principal porta de entrada do Suas – passaram a somar 8.088 unidades em todo o País. Um acréscimo de 205 centros em comparação a 2013.

A quantidade de Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) também cresceu. Atualmente, são 2.372 unidades, contra 2.249 em 2013. A região Nordeste é responsável por 38,5% do total de Creas. Os Creas regionais, para municípios próximos e com menos de 20 mil habitantes, já são 54 unidades em sete estados. “É o poder público cada vez mais perto da população que mais precisa”, destaca Ieda Castro.

O atendimento à população de rua também foi registrado pelo Censo Suas. Em 2014, foram encontrados 215 Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centros Pop) – aumento de 64% em comparação a 2013. Além disso, as unidades de acolhimento, para proteger crianças e pessoas que tenham tido os laços familiares rompidos ou que se encontrem em vulnerabilidade, já são 5.184 em todo o País.

Convivência e fortalecimento

Cerca de 7,2 mil Centros de Referência da Assistência Social – 88,9% do total – ofertam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os idosos são os mais beneficiados. O serviço para eles está presente em 90% dos Cras, sendo quase 1,4 milhão de pessoas atendidas. Somado aos Cras, o Censo apontou que há 7,8 mil Centros de Convivência, unidades das prefeituras para prestar o Serviço de Convivência.

O levantamento apontou, ainda, que, em 2014, a rede socioassistencial tem 11,6 mil trabalhadores a mais do que em 2013, quando eram 245 mil. De acordo com a secretária Ieda Castro, o principal desafio a ser enfrentado em conjunto pelos três entes federados é construir alternativas que diminuam a precarização do trabalho na área. “A melhoria dos serviços passa pela qualificação dos trabalhadores e por melhores condições de trabalho para os profissionais.”

Censo Suas

Os dados do Censo são informados pelas prefeituras e governos estaduais, por meio de um formulário eletrônico, e colaboram para o monitoramento e o acompanhamento dos serviços executados no Suas.

O Censo Suas analisa a rede da assistência social, abrangendo questões de recursos humanos, serviços e unidades da rede. Em 2014, foram coletados dados de 35 mil questionários, aplicados entre os meses de setembro e dezembro. O Censo é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Rede de assistência social está presente em 98,4% dos municípios brasileiros

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-