26.2 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sindicato Rural de Amambai promove curso com fibra de bananeira

- Publicidade -

06/07/2015 13h53 – Atualizado em 06/07/2015 13h53

Curso é realizado em parceria com Senar e a Casa do Artesão de Amambai

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – Através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sindicato Rural de Amambai (SRA) e a Casa do Artesão, foi iniciado no mês de junho o curso de Artes em Fibras de Bananeira.

Ministrado pela instrutora do Senar, Claudete Medeiros, o curso que atende a 12 pessoas e tem duração de duas semanas, divididas entre secagem de fibras na primeira fase e confecção de chapéus, bolsas e cestas na segunda.

A primeira fase aconteceu entre os dias 8 e 12 de junho, onde o SRA ofereceu as bananeiras para que os participantes fizessem a retirada e secagem das fibras. Concluída esta parte, teve início nesta segunda-feira (6), a segunda fase, que segue até a sexta-feira, 10 de julho.

Uma das participantes do curso é a gestora da Coordenadoria da Mulher, Zélia Borges. Segundo ela, a programação é muito interessante, pois as bananeiras existem em toda a região, então pode ser bem aproveitada.

“Estamos com o plano de levar o curso também para a aldeia, oferecendo mais um meio de geração de renda para as mulheres”, afirma Zélia. De acordo com a gestora, o fato da fibra ser resistente, pode ser utilizada até para a produção de redes.

Para o diretor da Casa do Artesão, Joel Vieira, o curso de Artes em Fibras de Bananeira foi muito bem vindo. “Oferecemos o local para uso, estamos adquirindo conhecimento, como por exemplo como colher, cortar e fazer arte com essas fibras”, diz ele, que também participa do projeto.

O curso está sendo realizado nas instalações da Casa do Artesão, durante a semana, no horário das 8h as 11h30 e das 12h30 as 17h. Maiores informações podem ser adquiridas no Sindicato Rural de Amambai, pelo número (67) 3481-2068.

12 pessoas participam do curso / Foto: Moreira Produções

Bananeiras foram cedidas por Sindicato Rural / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-