20.9 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vinicius Lages defende aliança entre turismo e gastronomia

- Publicidade -

22/08/2014 14h09 – Atualizado em 22/08/2014 14h09

Fonte: MTur

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou nesta quinta-feira (21) de um encontro gastronômico com a especialista em culinária Ana Rita Suassuna e a jornalista Luciana Barbo, blogueira e colunista de rádio. O bate-papo foi transmitido ao vivo pela internet.

Lages destacou necessidade de associar a gastronomia ao turismo de modo que ambos contribuam, mutuamente, para o desenvolvimento do setor. “Cada uma das regiões e dos destinos turísticos pode mapear suas riquezas culinárias para nos ajudar a posicionar estrategicamente esses produtos no mercado”, disse.

A especialista em culinária sertaneja Ana Rita Suassuna falou sobre a importância dos cursos específicos de culinária regional e sobre como aproveitar as riquezas dos biomas brasileiros em pratos genuínos do nosso país.

Ela também preparou, ao vivo, uma farofa de queijo de manteiga, cuja receita pode ser acessada aqui. Ana Rita é prima-irmã do escritor Ariano Suassuna, falecido no final de julho. Em 2010, lançou o livro Gastronomia Sertaneja – Receitas que Contam Histórias, que resgata receitas regionais e tradições sertanejas.

A jornalista Luciana Barbo, blogueira e colunista de rádio, fez a mediação do encontro. Entre seus comentários, chamou a atenção para o fato de que os festivais locais de gastronomia representam uma oportunidade para o setor. “Os festivais acontecem em cidades específicas, mas atraem chefs de outros lugares, que levam os ingredientes e receitas para suas cidades de origem, ajudando a propagar ainda mais essa cultura”, disse, com a experiência de mais de 10 anos cobrindo – e “experimentando”- o tema.

Dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) reforçam a tese de que, para os turistas, os dois setores estão intimamente ligados: 93% dos estrangeiros que visitaram o Brasil na Copa do Mundo aprovaram a gastronomia local. Além disso, a refeição em restaurantes foi a segunda atividade mais realizada pelos turistas, atrás apenas da praia.

Vinicius Lages defende aliança entre turismo e gastronomia

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-