19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Marina Peralta lança seu primeiro CD em show na Concha Acústica

- Publicidade -

31/05/2016 10h36 – Atualizado em 31/05/2016 10h36

Marina Peralta lança seu primeiro CD em show na Concha Acústica Helena Meirelles neste domingo

A Concha Acústica Helena Meirelles recebe neste domingo (05), a partir das 17 horas, show com a cantora Marina Peralta, com apoio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Neste show, Marina lança seu primeiro CD, com 12 músicas autorais, intitulado “Agradece”.

Fonte: F. Cultura MS

Aos 23 anos de idade, Marina Peralta tem se destacado no cenário musical, tanto do Estado de Mato Grosso do Sul como no cenário nacional. As letras, melodias e arranjos que compõe são resultado de sua vivência cotidiana, da vida de outras pessoas ou de algum outro lugar que sua imaginação a levar. É a realidade sentida.

Com um show totalmente autoral, seu trabalho musical não tem um estilo definido, mas suas principais influências estão no reggae, onde faz o uso do dub, na MPB e no rap. Além do samba, que ouviu desde pequena em casa. E é a partir dessa mistura que Peralta tira boas ideias e composições. Em meio às influências, Marina encontra na cultura jamaicana o Sound System, sistema de som que surge como uma rádio popular onde as canções são testadas e improvisadas em bases chamadas riddins, antes de serem gravadas. Nessa vertente já se apresentou em espaços importantes como o Reunion of Dub Festival, que aconteceu no ano de 2014 em São Paulo, SP, além da participação com coletivos.

Para este show, ela diz esperar transmitir muita emoção. “Foi o público que cooperou para a produção e foi possível fazer o CD. Espero que as pessoas fiquem satisfeitas, pois foi feito com muito carinho. São 12 músicas autorais. Entre elas, destacamos a música título, ‘Agradece’, ‘Ela encanta’, que fala sobre as mulheres, e ‘Direito para quem’, que aborda a questão indígena”.

Sobre o processo de gravação, Marina fala que o CD foi feito com muita calma, com profissionalismo. “Gravamos no Estúdio 45, do Anderson Rocha, com a produção do nosso baixista Daniel Jah Rebel. As músicas foram masterizadas por Buguinha Dub, de Olinda, Pernambuco. Foi um processo muito prazeroso, realizado por profissionais”.

As temáticas de suas letras costumam estar ligadas à realidade. Não considera falar de amor uma tarefa fácil, porém importante. Letras baseadas na sua expressão de indignação diante do sistema econômico e político do país, da condição em que vivem os povos indígenas, a opressão que sofrem as mulheres ou a população pobre da sociedade. Além da preocupação em dar ênfase ao movimento de cultura de rua e a possibilidade de transformação. São enfim, a expressão de sua resistência.

Marina diz que para compor, o caminho nunca é sempre o mesmo. “A arte é resultado do que você é. Se a gente se alimenta de sentimentos, de emoções, isso se reflete na arte. Às vezes componho só a letra, depois vem a melodia, ou às vezes vem primeiro a melodia, depois a letra. Não componho todo dia, mas quando o faço é sempre muito forte”.

Um trabalho espiritualizado, ativo, atual. Que resiste e que busca profundidade nas relações. Marina é uma pessoa de muita fé, militante, feminista, e procura deixar que tudo isso apareça em sua música. Entende a capacidade transformadora que a arte tem; a arte enquanto uma expressão de algo que já existiu dentro do artista, e que pode ou não gerar algum tipo de transformação a quem ouve. Procura sempre que o público ouvinte se sinta reconhecido nas músicas, nas letras e na apresentação. Vive em constante criação de ideias que ainda quer colocar em pratica junto à sua banda. Marina segue acompanhada do guitarrista Douglas Almeida, o baterista Anédio Japão, baixista Daniel Jah Rebel, o tecladista Alex Domingos, o percussionista Felipe Ceará e o trombonista Claudio Dedo.

Em 2014 Marina gravou sem muitas pretensões um vídeo com a música “Agradece” que havia recém composto, na intenção de agradecer por estar viva na data que comemorara seu aniversário. A música teve e ainda tem grande repercussão, resultando em quinze mil compartilhamentos no Facebook e um milhão de visualizações no Youtube. Tal sucesso resultou também na parceria de Marina com a Banda Planta e Raiz, que fez o convite para a gravação. Marina já ganhou importantes prêmios com sua música participando de festivais no Estado de Mato Grosso do Sul e já foi destaque nos jornais da região. Após ter feito uma campanha de financiamento coletivo, Marina iniciou em 2015 a gravação do disco Agradece, o primeiro da cantora. “O nosso desejo é que a nossa música te abrace”, diz Marina.

A cantora já se apresentou no interior de São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Cuiabá e Curitiba e se surpreende com a recepção do público. “As pessoas sabem cantar as músicas, os movimentos estudantis ajudaram muito na divulgação”. Mas o melhor mesmo é estar em casa. “A minha família vai estar no show, e o apoio da Fundação de Cultura foi fundamental para que o show fosse gratuito. A plateia estará com pessoas que a gente conhece. É como estar em casa. Temos que começar a divulgar o novo trabalho aqui primeiro, depois partir para outros locais”.

Marina Peralta na Concha Acústica Helena Meirelles – Parque das Nações Indígenas domingo, dia 5 de maio, 17 horas, entrada franca.

Marina Peralta, 23 anos.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

27 de Março – Dia do Circo

- Publicidade-