14.8 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

60 mi para fiscalização ambiental e ações sociais na Amazônia

- Publicidade -

20/04/2015 16h55 – Atualizado em 20/04/2015 16h55

Fonte: Secretaria Geral

O governo federal anuncia nesta segunda-feira (20) medidas para garantir direitos aos povos indígenas. Entre as iniciativas, estão ações nas áreas de Meio Ambiente e Participação Social.

Na quarta-feira (22), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, vai assinar o resultado da chamada do Fundo Amazônia, que destinará, nos próximos três anos, mais de R$ 60 milhões para financiar ações de monitoramento e fiscalização ambiental nas terras indígenas, fomento a atividades produtivas sustentáveis, recuperação ambiental de áreas degradadas e implantação de experiências de gestão de resíduos sólidos e produção de energia solar.

Os recursos integram a Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas, criada pela presidenta Dilma Rousseff por meio do Decreto nº 7.747/2012.

Participação Social

Está marcada para 17 de novembro, a 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, com o tema A relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas no Brasil sob o paradigma da Constituição de 1988.

O evento tem como objetivos avaliar a ação indigenista do País; reafirmar as garantias reconhecidas aos povos indígenas; e propor diretrizes para a construção e a consolidação da política nacional indigenista, na perspectiva da descolonização da relação do Estado com as comunidades indígenas.

Nos próximos dias começam as etapas locais e, de julho a setembro, tem início a etapa regional. Serão realizadas 131 etapas locais, em diferentes localidades do Brasil, nas quais são definidos os representantes indígenas que participarão das respectivas etapas regionais.

Fundo Amazônia destinará, nos próximos três anos, mais de R$ 60 milhões para financiar ações de monitoramento e fiscalização ambiental nas terras indígenas / Foto: Divulgação/AEB

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-