32.3 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Inovações tecnológicas facilitam a vida dos contribuintes

- Publicidade -
https://youtube.com/watch?v=Fju1bJY6YB8


17/04/2015 13h14 – Atualizado em 17/04/2015 13h14

Fonte: Receita Federal

Atualmente, existem aplicativos que permitem elaborar a declaração em tablets e celulares, acompanhar o andamento da análise pela Receita, entre outros.

Confira abaixo os programas existentes e qual se encaixa melhor as suas necessidades.

O programa é destinado às pessoas físicas que recebem rendimentos de outra pessoa física ou do Exterior, e estejam sujeitas ao recolhimento mensal obrigatório.

Por meio do aplicativo, usando tablets ou smartphones com os sistemas operacionais Android ou iOS, os contribuintes poderão informar as ocorrências relacionadas à apuração do imposto devido no mês.

Com o sistema, é possível fotografar os comprovantes relativos às ocorrências registradas como, por exemplo, as imagens dos recibos de aluguéis recebidos e, assim, como gerar o DARF para pagamento na rede bancária.

O aplicativo também apresenta os demonstrativos mensais e anual e exporta o arquivo para o programa do IRPF 2015. O programa é gratuito e já está disponível para download nas lojas da Apple e do Google.

Desenvolvido para tablets e smartphones, o aplicativo permite consultar informações sobre a liberação das restituições das Declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física e a situação cadastral do CPF. O programa está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

Por meio do aplicativo, o contribuinte pode começar a preencher sua Declaração de Imposto de Renda bem antes do lançamento do programa gerador da declaração IRPF (PGD IRPF 2015).

Os dados ficarão disponíveis no programa até o dia 28 de fevereiro. No dia 1º de março, quando começa o período da declaração, o programa não estará mais disponível, mas os dados poderão ser transferidos para a declaração. Para utilizar, o contribuinte deve criar uma palavra-chave para ingressar na aplicação e garantir a segurança dos dados.

  • Programa de entrega da Declaração do Imposto de Renda

Um dos primeiros meios digitais de transmissão de informações criado pela Receita, o Programa de entrega da Declaração do Imposto de Renda é atualizado todos os anos. Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

Canal no YouTube com dicas importantes sobre como se organizar para preparar a declaração, evitar erros comuns e dicas específicas sobre declaração de bens, rendimentos tributáveis e deduções.

  • Aplicativos e programas não ligados ao IR

Além dos programas voltados ao Imposto de Renda, a Receita também criou aplicativos para as mais diversas ações. Confira alguns deles abaixo:

  • Aplicativo CNPJ

Destinado a empresários, contadores e despachantes; o aplicativo permite consultar informações cadastrais sobre uma empresa nas bases da Receita Federal. Para tal, deverá ser informado um número de inscrição no CNPJ.

O usuário poderá marcar o CNPJ como favorito, gerando uma lista com as empresas consultadas e facilitando futuras consultas. Também permite acessar informações do Simples Nacional e localizar a empresa no mapa.

O programa também permite consultar solicitações de cadastro enviadas para a Receita Federal e seu histórico. Deverão ser informados os números de recibo e de identificação.

Após a pesquisa, o usuário poderá visualizar o histórico, marcar a solicitação como favorita e até solicitar o cancelamento do pedido. Confira as versões do programa para os sistemas Android e iOS.

  • Consulta Cadastro Nacional de Atividades Econômicas

O programa permite consultar a tabela Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) e apresenta informações sobre procedimentos cadastrais do CNPJ. Faça o download das versões para os sistemas Android e iOS.

  • Aplicativo Viajantes no Exterior

O aplicativo, com versões para os sistemas Android e iOS, possui os seguintes serviços:

1 – Assistente DBA: Permite, por meio de perguntas e respostas direcionadas, avaliar a necessidade de preenchimento e apresentação da DBA – Declaração de Bagagem Acompanhada. Não substitui a DBA, apenas verifica sua necessidade.

2 – Vídeo informativo: apresenta as regras de bagagem e informações sobre os procedimentos alfandegários.

3 – Dicas de Viagem: guia prático, de fácil consulta, com informações sobre bagagem, limites de isenção, quantidades permitidas, dicas gerais etc.

4 – Avaliação: permite que o usuário faça a avaliação do aplicativo e nos ajude a melhorá-lo.

Chamado de Importador, traz diversos serviços relacionados ao processo de importação. O aplicativo da Receita Federal. Por meio do aplicativo, os usuários poderão realizar consultas à carga e à Declaração de Importação (DI), retornando seu status atual e histórico de alterações.

O programa permite ainda acompanhar determinada carga e/ou DI, para conhecer as alterações em seu status em tempo real; consultar à Nomenclatura Comercial do Mercosul (NCM) por código ou descrição para conhecer as alíquotas aplicáveis e o tratamento administrativo; e simular importações, obtendo os valores de tributos e o tratamento administrativo para cada caso.

O programa permite o envio de solicitações de atos cadastrais (inscrição, alteração cadastral, alteração de titularidade por alienação total, cancelamento e reativação de imóvel rural) para seu Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir).

O aplicativo Normas permite consultar os atos e instruções normativas da Receita. Também é possível avaliar o programa, fazer críticas e dar sugestões.


Nos últimos anos, a Receita Federal tem criado programas e aplicativos para facilitar a vida do contribuinte. Com o uso das diversas tecnologias existentes, é possível realizar a Declaração de Imposto de Renda de maneira rápida e prática / Foto: Divulgação

https://youtube.com/watch?v=Fju1bJY6YB8


- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-