21.4 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Jogo educativo simula efeitos da ação humana sobre a água

- Publicidade -

16/04/2014 16h28 – Atualizado em 16/04/2014 16h28

Fonte: Agência Nacional de Águas

O projeto Água – Conhecimento para Gestão lançará, ainda segundo semestre de 2014, um jogo eletrônico educativo que simula os efeitos das atividades humanas sobre a qualidade e a quantidade de água de um rio: o ‘Água em Jogo’. No papel de gestor de recursos hídricos de uma bacia hidrográfica durante quatro anos fictícios, o jogador terá que enfrentar diversos problemas para garantir água de boa qualidade e em quantidade suficiente para os usuários da bacia retratada no game.

O jogo poderá ser utilizado por membros de comitês de bacias e como ferramenta para sensibilização do público em geral, especialmente os jovens, sobre os prejuízos causados pelo mau uso da água. O ‘Água em Jogo’ também poderá ser usado por professores de ensino médio e superior que desejam trabalhar o tema em sala de aula.

Além dos impasses relacionados ao uso da água, o jogo gratuito destacará a importância de instrumentos de gestão de recursos hídricos, como a outorga de direito de uso e a cobrança pelo uso da água. As partidas acontecerão online em site a ser oportunamente divulgado. O game complementa uma capacitação do projeto Água – Conhecimento para Gestão, que estimula a adoção de atitudes responsáveis para o uso e a conservação das águas: o Água em Curso.

Sobre o projeto

O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a ANA, a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e a Itaipu Binacional. O objetivo da iniciativa é desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina.

São 36 cursos de capacitação complementar nas modalidades semipresencial e ensino a distância (EaD), além de ferramentas de educomunicação. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam capacitadas até dezembro de 2015 e que mais de 300 mil sejam alcançadas pelas ações de comunicação da iniciativa.

Jogo educativo simula efeitos da ação humana sobre a água

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-