16 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ministério da Educação premiará propostas de economia de água e energia

- Publicidade -

31/01/2015 09h20 – Atualizado em 31/01/2015 09h20

Fonte: MEC

Na reta final para o Prêmio Ideia, os mais de 16 mil projetos apresentados já ultrapassam 1,3 milhão de interações pela internet. O prêmio é promovido pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) do Ministério da Educação e promove processo de consulta pública para identificar e avaliar ideias e boas práticas de redução de gastos e incentivo à sustentabilidade.

A consulta pública recebe propostas de pessoas físicas pré-cadastradas na página do projeto na internet. Serão abordadas duas questões (categorias): 1) Como reduzir os gastos com consumo de energia elétrica nas instituições federais de ensino? Os debates serão encerrados em 3 de fevereiro de 2015; 2) Como reduzir os gastos com consumo de água nas instituições federais de ensino? Os debates serão encerrados em 5 de fevereiro de 2015.

As 63 universidades federais e as 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica aderiram ao desafio. As propostas inscritas são avaliadas nos critérios sustentabilidade; custo de implementação, e perspectiva de redução de consumo.

O Prêmio Ideia tem levado o debate sobre sustentabilidade nas instituições federais de educação. De acordo com o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas Lopes, a iniciativa permite o debate sobre o consumo de água e energia, que está entre os maiores custos das instituições. “A partir do desafio, vários alunos, professores, técnicos e a comunidade participam na promoção das ideias de sustentabilidade”, disse. A UFPI já recebeu 5 milhões de pontos e lidera a disputa entre as universidades.

O projeto premiará as quatro propostas mais bem classificadas em cada uma das categorias. Os prêmios para os participantes chegam a R$ 20 mil; para as instituições de ensino, a R$ 8 milhões.

A partir do encerramento do prazo para participação, uma equipe técnica e interdisciplinar avaliará as ideias e selecionará as melhores para compor uma Coletânea de Boas Práticas, que será oferecida pelo MEC para todas as instituições federais de ensino, demais instituições públicas federais, estaduais e municipais e outros interessados.

O resultado com os vencedores do projeto será divulgado no dia 3 de março de 2015. A premiação dos vencedores ocorrerá no dia 15 de abril de 2015 em um congresso que será promovido pelo MEC, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, que abordará temas relacionados à inovação no setor público com a apresentação de boas práticas e casos de sucesso no MEC e em outras instituições públicas federais, estaduais e municipais.

Ministério da Educação premiará propostas de economia de água e energia

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-