26.2 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

PMA antecipa operação Pré-Piracema devido as apreensões de setembro

- Publicidade -

02/10/2014 08h16 – Atualizado em 02/10/2014 08h16

Fonte: Notícias MS

Campo Grande (MS) – A Polícia Militar Ambiental (PMA) inicia nesta quinta-feira (2) a operação “Pré-Piracema”. A ação de combate a pesca predatória será antecipada devido ao grande número de pessoas autuadas e de pescados apreendidos no mês de setembro: 31 pescadores e 648 kg de peixes, respectivamente. Normalmente as fiscalizações iniciam a partir no dia 25 de outubro ou até um dia depois do fechamento da pesca, 6 de novembro na bacia do Rio Paraguai.

Para a execução da operação “Pré-Piracema” a PMA envolverá 300 policiais. Além do grande efetivo, a ação ainda incluirá em seus trabalhos a operação “Dia dos Finados”, anualmente realizada de 30 de outubro a 3 de novembro. Nesta edição, a fiscalização diferenciada se estenderá um pouco mais, seguindo até o dia 6 de novembro.

De acordo com a PMA, a intenção não é prender pescadores por pesca predatória, mas evitar que essa pratica irregular aconteça, uma vez que a atividade irregular oferece riscos às espécies de peixes, o que compromete o equilíbrio ambiental.

Por dentro das normas

Para orientar e esclarecer as dúvidas dos pescadores, profissionais e amadores, será disponibilizado nas 25 subunidades da PMA, o Manual do Pescador – com a legislação de pesca em vigor. O material foi produzido em parceria com a Fundação de Turismo do Estado (FundTur). Para facilitar o acesso, o manual também poderá ser consultado via internet, no site da própria Polícia Ambiental: www.pma.ms.gov.br .

A Polícia alerta para que as pessoas que praticarão a pesca, que cumpram as leis, pois, mesmo com a pesca aberta, várias atitudes são crimes, inclusive, com as mesmas penalidades aplicadas em período de piracema. Pescar com petrechos, ou com método de pesca proibido e capturar pescado com tamanho inferior ao permitido são algumas das práticas tidas como ilegais.

PMA antecipa operação Pré-Piracema devido as apreensões de setembro

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-