18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

PMA, Florestinha e parceiros farão Educação Ambiental para 4 mil alunos

- Publicidade -

16/09/2014 08h12 – Atualizado em 16/09/2014 08h12

PMA, Florestinha e parceiros farão Educação Ambiental para 4 mil alunos e plantarão mudas nativas durante onze dias em comemoração ao dia da árvore

Fonte: Da Assessoria

Neste ano, o dia Internacional da Árvore, 21 de setembro, ocorrerá em um domingo. Por essa razão, a PMA e órgãos parceiros executarão trabalhos de Educação Ambiental na semana anterior e posterior ao dia 21. O Núcleo de Educação Ambiental – NEAM, Projeto Florestinha, (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e Fundação Alphaville realizarão diversos trabalhos de Educação Ambiental entre os dias 16 e 26 de setembro, dentre eles, o plantio de mudas nativas no Parque Cônsul Assaf Trad e em escolas dos bairros, localizadas nas proximidades do Centro de Educação Ambiental Florestinha (CEA/Florestinha), na Capital.

Programação – Centro de Educação Ambiental Florestinha (CEA/Florestinha) – As crianças e adolescentes do Projeto Florestinha, o qual está instalado no Parque Cônsul Assaf Trad, localizado próximo ao novo shopping Center, na saída para Cuiabá (MT) farão amanhã (terça-feira, 16), a partir das 14h00m, plantio de mudas nativas no pátio da Escola Municipal Nazira Anache, no bairro Jardim Anache. Durante o plantio os florestinhas farão palestras sobre a importância da vegetação no meio rural e urbano, os problemas gerados pelo desmatamento, bem como a importância das árvores nos perímetros urbanos, além de discutir os problemas relativos às erosões, assoreamento, entre outros, causados principalmente pela retirada desordenada da vegetação. Às 13h30, outra equipe do Florestinha recebe alunos da Escola Municipal Hércules Maymone, no Parque Cônsul Assaf Trad, seguindo à programação abaixo.

16 a 19 de Setembro – No Centro de Educação Ambiental Florestinha (CEA/FLORESTINHA), que funciona em parceria com SEMADUR, as crianças do Projeto receberão, todas às tardes (13h30min às 16h40min), alunos de escolas públicas da rede municipal para trabalhos de Educação Ambiental, quando serão discutidas questões ambientais, em forma de oficinas com as seguintes temáticas:

  1. Plantio de Mudas Nativas, com palestras sobre a importância da vegetação, problemas relativos aos desmatamentos, erosões etc. (150 mudas serão plantadas).

  2. Reciclagem de papel, com palestra sobre a importância da reciclagem, do consumo consciente e os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

  3. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre a importância da fauna, bem como os problemas que a afetam, como caça, atropelamentos de animais silvestres, tráfico, manutenção de animais silvestres em cativeiro, pesca, etc.

  4. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos.

  5. Trilhas ecológicas – as trilhas já existem dentro do Parque. Nelas as crianças do Projeto Florestinha farão passeio com alunos, discutindo a importância da vegetação, bem como discutindo os problemas relativos ao desmatamento desregrado, visto que toda a área do parque era constituída por processos erosivos.

Durante a semana, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) levará cinco turmas de cinco escolas (cerca de 250 alunos), para as discussões ambientais com as crianças do Projeto.

Em preparação aos trabalhos que se iniciarão amanhã à tarde, as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha, acompanhados de Policiais Militares Ambientais limparam as três lagoas existentes no parque Cônsul Assaf Trad, na sexta-feira, dia 12. Foram retiradas seis sacas plásticas de 100 litros e dois cestos de resíduos, somente das bordas das lagoas. Os resíduos adentram as lagoas pelos canais de drenagem das ruas.

Amambai – Núcleo de Educação Ambiental – NEAM – O Núcleo de Educação Ambiental viajará no dia 21 (domingo), dia Internacional da Água, para a cidade de Amambai, onde durante toda a semana, em parceria com a Prefeitura Municipal, atenderá escolas no ginásio poliesportivo. Serão atendidos cerca de 3.800 alunos em trabalhos de Educação Ambiental, nas seguintes oficinas temáticas.

1 – Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

2 – Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres.

3 – Ciclo da Água, com palestras sobre o uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos (Ponta Porá).

4 – Casa da Energia. Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, microondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

5 – Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos.

Ao final de cada oficina serão distribuídos folhetos educativos, fornecidos pela Fundação Alphaville, relacionados a cada tema discutido. Serão também distribuídos “folders” educativos com temáticas ambientais e expostos “banners”, ressaltando o tema árvore (vegetação), mas também sobre pesca, resíduos sólidos, caça, tráfico e atropelamentos de animais silvestres, incêndios florestais e desmatamentos.

Com essa viagem para Amambai e mais duas que estão marcadas durante o ano letivo, para Itaquiraí (outubro) e Naviraí (novembro), a PMA cumpre a meta de atender uma cidade do interior ao mês, com os trabalhos de Educação Ambiental. Neste ano serão atendidos pelo Núcleo de Educação Ambiental da Capital, cerca de 25 mil alunos, superando a média anual que tem sido de 20 mil.

O Comando da PMA considera extremamente proveitoso o trabalho de Educação Ambiental, haja vista, toda a movimentação da população em defesa das questões ambientais. O Comando acredita que, só por meio da Educação Ambiental, com crianças e adolescentes, as infrações e crimes ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no Comando das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora. Na verdade, quando se realiza Educação Ambiental, está se realizando a fiscalização do futuro. Quando se prende ou se autua alguém por crime ou infração, o dano já foi causado e, muitas vezes, irreversível. A prevenção é sempre mais importante do que a repressão, em especial nas questões ambientais.

Só por meio da Educação Ambiental as infrações e crimes ambientais diminuirão. A repressão sempre será necessária em virtude da ganância humana, mas com este trabalho a necessidade de reprimir será sempre menor e conseqüentemente a geração atual e futura desfrutará de um meio ambiente equilibrado e melhor qualidade de vida.

PMA, Florestinha e parceiros farão Educação Ambiental para 4 mil alunos

PMA, Florestinha e parceiros farão Educação Ambiental para 4 mil alunos

PMA, Florestinha e parceiros farão Educação Ambiental para 4 mil alunos

PMA, Florestinha e parceiros farão Educação Ambiental para 4 mil alunos

PMA, Florestinha e parceiros farão Educação Ambiental para 4 mil alunos

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

27 de Março – Dia do Circo

- Publicidade-