30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Possível risco de rompimento de barragem em MS preocupa parlamentares

- Publicidade -

24/11/2015 15h39 – Atualizado em 24/11/2015 15h39

Fonte: Agência ALMS

O deputado estadual Lidio Lopes (PEN) ocupou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (24/11), alertando a todos sobre a questão ecológica no Estado e no País. “Levei ao conhecimento do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Jaime Verruck, para reportar o que li na reportagem do jornal o Correio do Estado, sobre a existência de possível risco de rupturas nas empresas de minérios instaladas em Corumbá, que já não operam mais, da Vale e da MMX. Há uma vistoria marcada para o dia 07 de dezembro”, citou.

Lidio acredita que o rompimento das barragens em Mariana, Minas Gerais, traz a reflexão, pois pode acontecer algo parecido aqui em Corumbá. “Lá o impacto ambiental foi enorme, a mortandade de peixes, a lama que atingiu o mar, mais de 3km de litoral comprometido, barragens em torno de Mariana com rachaduras e cerca de 100 anos para que essa área se recupere”, ressaltou. O parlamentar declarou que se ocorrer em Corumbá, o Pantanal sul-mato-grossense inteiro estará condenado. “Não podemos deixar uma coisa de tal proporção atingir Mato Grosso do Sul, uma vistoria na área tem que ser feita com concisão e urgência”, afirmou.

O deputado Babosinha (PSB) leu resumo da nota da Vale no site G1, em que a empresa Vale admite o alto risco rompimento da maior barragem de rejeitos de mineração do Estado. “[Se ocorrer algum incidente, o dano seria apenas ao bioma Pantanal, mas não deixa de ser preocupante]. Isso é de chamar a atenção para uma vistoria bem mais acurada, porque se a empresa admite um risco, é preocupante”, divulgou Barbosinha.

Lidio Lopes concluiu apelando ao governo do Estado, às Secretarias e órgãos estaduais e federais envolvidos que fizessem a vistoria o quanto antes, pois a prevenção é necessária para socorrer Mato Grosso do Sul. “Precisamos da presença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), da Semade, do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), do Ministério do Meio Ambiente(MMA), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) que todos se envolvam neste iminente perigo”, alertou Lidio Lopes.

Possível risco de rompimento de barragem em MS preocupa parlamentares

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-