28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Povos indígenas precisam de apoio para lidar com clima

- Publicidade -

28/11/2015 08h00 – Atualizado em 28/11/2015 08h00

Unesco: povos indígenas precisam de apoio para lidar com clima

Fonte: Rádio ONU

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, afirmou que os povos indígenas precisam de apoio para reforçar a capacidade de resiliência contra a mudança climática.

A agência da ONU está promovendo em Paris, antes do início da Conferência sobre o Clima, a COP21, que começa na segunda-feira, um encontro de dois dias cujo tema é: “Resiliência num momento de incerteza: Povos Indígenas e Mudança Climática”.

Cacique Raoni

A reunião, que termina este sábado, conta com a presença do cacique Raoni, líder da etnia Caipó, e um dos maiores ativistas pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas.

Segundo a Unesco, “criar resiliência está profundamente enraizado no estilo de vida e na solidariedade social de mais de 400 milhões de indígenas”, indo desde a Europa, passando pela África e o pacífico até chegar às Américas.

Todas essas regiões estão sentindo os efeitos adversos da mudança climática. A diretora assistente da agência para Ciências Naturais, Flavia Schlegel, afirmou que os indígenas sofrem os impactos, mas não são vítimas passivas.

A representante da Unesco afirmou que eles “respondem inovando e se adaptando à nova realidade”.

Exemplo

O objetivo da conferência indígena é “compreender que as diversas contribuições feitas por vários sistemas, como por exemplo, o conhecimento dos povos nativos, podem reforçar a base do que se sabe sobre mudança climática”.

Dessa forma, é possível citar soluções e iniciativas práticas adotadas por essas comunidades enquanto, ao mesmo tempo, é possível solidificar as ligações entre diversidade cultural e sustentabilidade do meio ambiente global.

Segundo a Unesco, “as vozes dos povos indígenas, geralmente descartadas durante debates sobre mudança climática, representam a parte mais importante do encontro”.

A relatora especial da ONU sobre Direitos dos Povos Indígenas, Victoria Tauli-Corpuz, afirmou que a mudança climática está ameaçando o estilo de vida desse grupo.

Os povos indígenas precisam de apoio para reforçar a capacidade de resiliência contra a mudança climática. Foto: Unesco/P. Chiang-Joo

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-