20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Projeto de recuperação da bacia do Taquari passa por avaliação em MS

- Publicidade -

30/01/2015 13h53 – Atualizado em 30/01/2015 13h53

Fonte: Famasul

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer) está analisando com as prefeituras da região norte do estado a execução do Projeto de Recuperação de Microbacias da sub-bacia do rio Taquari.

Executado pela Agraer com recursos da Agência Nacional das Águas, o projeto atua em sete microbacias de sete municípios da região, com ações voltadas para a conservação de solo e água, recuperação de Áreas de Preservação Permanente, adequação de estradas rurais e recuperação e estabilização de voçorocas.

As microbacias contempladas estão nos municípios de: Coxim, no córrego Torrinhas; Alcinópolis, no córrego Pinguela; Pedro Gomes, no córrego Lobo; Rio Verde, no córrego Rio Verde; São Gabriel do Oeste, no córrego Manso; Camapuã, no córrego Barroso e Figueirão, no córrego Rio Bonito.

As ações compreendem 8.600 hectares de terraceamento, 172 quilômetros de construção de cercas isolando Áreas de Preservação Permanente, 6,7 quilômetros de adequação de estradas rurais e recuperação de 28 voçorocas. As primeiras visitas técnicas ocorreram nos municípios de Coxim, Rio Verde, Camapuã, Alcinópolis e São Gabriel do Oeste.

Pelas características da microbacia do córrego Torrinhas, em Coxim, diversas estruturas existentes no relevo, como os morros, contribuem para a formação de vários sulcos erosivos. As barragens nas voçorocas foram construídas dentro do planejado e atendem os princípios de recuperação e estabilização. Foram concluídos mil hectares de terraceamento, 20 quilômetros de recuperação de cerca e de quatro voçorocas.

Em Rio Verde a equipe da Agraer encontrou a melhor cobertura e abrangência dos serviços de recuperação. As áreas de entorno das nascentes foram todas conservadas e isoladas, observando que as voçorocas foram trabalhadas a contento. Uma das áreas a montante das nascentes necessita de isolamento e revegetação. Foi executado o terraceamento de 1.800 hectares, recuperação de 30 quilômetros de cercas, mil metros de estrada e de seis voçorocas.

Já a microbacia do córrego Barroso, localizada no município de Camapuã, possui terreno de extrema dificuldade de solo e declividade. Já foram executadas todas as barragens programadas nas voçorosas. A área executada de terraceamento é de 400 hectares, com recuperação de nove quilômetros de cercas e de duas voçorocas.

A microbacia do córrego Pinguela, em Alcinópolis, possui serviços de adequação de estradas rurais (1.400 metros), uma área de terraceamento com 1.400 hectares, 7,5 quilômetros de recuperação de cercas e de três voçorocas.

Em São Gabriel do Oeste a microbacia do córrego Manso foi a que apresentou as maiores dificuldades de execução de conservação de solo em função das características do local. Foram executados apenas serviços de conservação de solo com terraceamento, totalizando dois mil hectares.

Os técnicos da Agraer ainda farão análises de execução do projeto nos municípios de Figueirão e Pedro Gomes. A iniciativa é uma parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA), a Agraer, prefeituras, secretaria estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Instituto de Meio de Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari.

Projeto de recuperação da bacia do Taquari passa por avaliação em MS

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-