21.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

‘Vapor d’água’ aumenta chances de existência de vida em lua de Júpiter

- Publicidade -

13/12/2013 13h41 – Atualizado em 13/12/2013 13h41

Imagens captadas pelo telescópio espacial Hubble mostram o que parecem ser jatos de vapor d’água jorrando de Europa, uma lua do planeta Júpiter, o que poderia indicar condições para a existência de vida no satélite

Fonte: BBC News

Em estudo na publicação Science, pesquisadores dizem ter identificado excessos de oxigênio e hidrogênio no polo sul da lua.

As descobertas foram divulgadas durante a reunião anual da União Geofísica Americana em São Francisco, nos Estados Unidos.

Os cientistas responsáveis pela pesquisa destacaram que a exploração de Europa deveria se tornar uma prioridade nas pesquisas espaciais.

Eles ainda não têm certeza, no entanto, da evidência dos jatos de vapor d’água, que, se confirmados, poderiam alimentar as esperanças da existência de um oceano subterrâneo na superfície da lua.

Se as previsões dos especialistas estiverem corretas, Europa se tornaria a segunda lua do sistema solar a apresentar jatos de vapor d’água.

Composição química

“A explicação mais simples é que o vapor d’água emergiu do subterrâneo de Europa”, afirmou o cientista Lorenz Roth, do Southwest Research Institute, do Texas, responsável pelas pesquisas.

“A descoberta significa que futuramente poderemos investigar diretamente a composição química do ambiente potencialmente habitável da Europa sem a perfuração das camadas de gelo.”

A próxima missão a Júpiter e a suas luas (são 64 ao todo), localizadas a 800 milhões de quilômetros do Sol, está prevista para 2022.

“As descobertas são muito promissoras. Essas colunas (d’água) podem estar levando material do oceano. Talvez haja até moléculas orgânias na superfície de Europa”, disse à BBC James Green, diretor de divisão de ciência planetária da Nasa, a agência espacial americana.

Jatos de vapor d'água aumentam chances de existência de vida em Europa, lua de Júpiter

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-