15.7 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Aplicativo vai mostrar previsão imediata de chuvas para agricultores

- Publicidade -

06/01/2018 08h53

Ferramenta está sendo desenvolvida por cientistas do Inpe

Fonte: Assessoria / Por Joelso Gonçalves

Os agricultores poderão se prevenir melhor quanto às intempéries naturais. Ferramenta com base no SOS Chuva está sendo desenvolvida por cientistas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), conforme informou nesta sexta-feira (dia 5) o MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

O aplicativo vai mostrar onde está chovendo e armazenar dados sobre o volume de água em determinada região para que o agricultor possa acompanhar e identificar eventuais variações de produtividade.

“A expectativa dos pesquisadores é que a ferramenta contribua para a definição de estratégias para a chamada agrometeorologia de precisão, que analisa a variabilidade da produção a partir de fatores como fertilidade do solo e recursos hídricos”, informou o Ministério.

Os cientistas também pretendem aumentar a compreensão da dinâmica das nuvens e melhorar modelos matemáticos usados na previsão climática. “É um projeto que tem o aspecto científico de melhorar modelos de previsão imediata e também outro aspecto associado à extensão, que é o desenvolvimento do aplicativo e de sistemas de alerta mais sofisticados para a Defesa Civil e para a agricultura”, explicou o pesquisador Luiz Augusto Toledo Machado, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Inpe.

SOS Chuva – Lançado em outubro do ano passado, o aplicativo SOS Chuva pode ser baixado gratuitamente em smartphones e já conta com mais de 60 mil usuários. Por ele, a população consegue obter informações sobre a incidência de chuva, granizo ou tempestade com precisão de 1 quilômetro e antecedência de 30 minutos a 6 horas.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-