16.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ibama reforça quadro de brigadistas para tempo de seca

- Publicidade -

08/04/2017 08h17

Profissionais serão contratados pelo PrevFogo e vão combater incêndios florestais em 55 cidades brasileiras

Fonte: Portal Brasil

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou nesta sexta-feira (7) a contratação de brigadistas temporários para prevenção e combate aos incêndios florestais em 55 cidades, distribuídas por 13 estados e o Distrito Federal.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) contempla os estados de: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Maranhão, Bahia, Goiás, Piauí, Rondônia, Tocantins, Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará, Minas Gerais.

A definição visa preparar essas regiões para os períodos de queimadas, considerando a seleção de áreas críticas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e do calendário de emergência ambiental contra queimadas do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Para seleção das áreas, o Prevfogo adota critérios técnicos como as detecções de focos de calor registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no período de 2011 a 2016, a presença de unidades de conservação federais, de terras indígenas e de projetos de assentamento rurais e cobertura de remanescentes florestais.

Em janeiro deste ano, o MMA declarou estado de emergência ambiental nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, de Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Tocantins e da Bahia.

O Prevfogo será o responsável pela seleção, contratação, administração e gerenciamento das atividades das brigadas.

Em janeiro, o MMA declarou estado de emergência ambiental em 18 estadosFoto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-