26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Ministro alinha ações para a Amazônia

- Publicidade -

27/07/2016 16h16

Ministro alinha ações para a Amazônia

Em reunião com os governos locais, Sarney Filho defende a articulação nacional como resposta à previsão de aumento das queimadas no bioma.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, reforçará a articulação com os estados para combater os incêndios florestais e o desmatamento na Amazônia. Nesta terça-feira (26/07), Sarney Filho e os secretários do Ministério do Meio Ambiente (MMA) reuniram-se com representantes de órgãos estaduais para definir medidas de resposta à previsão de aumento das queimadas na região nos próximos três meses. O objetivo do encontro é aproximar todos os envolvidos com a conservação do bioma.

O esforço nacional buscará frear os incêndios florestais que atingem a região como forma de conter o desmatamento. “Essa é uma agenda comum que demanda a participação coletiva”, afirmou o ministro. De acordo com Sarney Filho, a questão será trabalhada de maneira transversal dentro do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e dos órgãos vinculados, com o engajamento das equipes na fiscalização e no combate ao crime na Amazônia.

INTERLOCUÇÃO

A articulação nacional também contribuirá para aperfeiçoar ações que já estão em andamento. Entre elas, está o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), que entrará na quarta fase e é, hoje, um dos principais responsáveis pela queda nos índices registrados no bioma. “A interlocução é essencial para identificar como aprimorar os nossos mecanismos”, afirmou o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Everton Lucero.

As medidas de interlocução têm o objetivo de desenvolver uma política florestal integrada nas diversas questões ligadas ao desmatamento na Floresta Amazônica. “A fiscalização conjunta será prioridade absoluta”, destacou o secretário-executivo do MMA, Marcelo Cruz. “Haverá transparência total em todas as nossas ações”, acrescentou a presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Suely Araújo.

Além dos representantes dos órgãos ambientais do Acre, Maranhão, Amazonas, Rondônia e Pará, a reunião contou com a participação do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, e dos secretários do MMA: Edson Duarte (Articulação Institucional e Cidadania Ambiental), João Pedro Costa (Biodiversidade e Florestas), Juliana Simões (Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável) e Ricardo Soavinski (Recursos Hídricos e Ambiente Urbano).

GESTÃO INTEGRADA

No período da tarde, o ministro Sarney Filho se reuniu com representantes do Gabinete Permanente de Gestão Integrada para a Proteção do Meio Ambiente (GGI-MA) e com representantes dos ministérios da Agricultura, Integração Nacional e da Casa Civil, para dar continuidade aos debates sobre as ações de combate aos incêndios florestais e ao desmatamento.

Ao abrir o novo encontro, o ministro falou da gravidade de um incêndio de grandes proporções na Amazônia. “Incêndio florestal não é foco de queimada. É uma coisa muito mais grave, menos controlável, e os efeitos são péssimos”, afirmou Sarney Filho.

O secretário de Mudanças Climáticas, Everton Lucero, defendeu o engajamento dos órgão governamentais nas medidas de reforço ao combate do desmatamento e nas ações emergenciais de combate aos incêndios florestais. “A articulação com os estados, com a sociedade civil e o reforço das equipes que atuam no combate a incêndios e desmatamentos são essenciais. A maior parte do desmatamento que temos hoje é em função do crime organizado”, pontuou.

O GGI-MA foi criado pelo Decreto 7957/2013, que regulamenta a atuação das Forças Armadas na proteção ambiental. É coordenado conjuntamente pelos ministros do Meio Ambiente, da Justiça e da Defesa, e pelo titular do Gabinete de Segurança Institucional.

Divulgação.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-