23.3 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Ban passa manhã ao telefone discutindo situação em Gaza e no Iraque

- Publicidade -

22/08/2014 16h08 – Atualizado em 22/08/2014 16h08

Fonte: Rádio ONU

Na manhã desta sexta-feira, o secretário-geral das Nações Unidas conversou por telefone com líderes regionais e internacionais sobre a situação na Faixa de Gaza.

Segundo seu porta-voz, Stephane Dujarric, Ban Ki-moon falou com o chanceler do Egito, o secretário de Estado americano, o emir do Catar e o presidente eleito da Turquia.

Cessar-fogo

Eles discutiram a crise em Gaza, incluindo a necessidade de que os envolvidos retornem às negociações de cessar-fogo sob os auspícios do Egito.

Ban também falou que a ONU está pronta para apoiar qualquer acordo alcançado pelos dois lados.

Segundo Dujarric, o chefe da ONU destacou a importância de que os lados estabeleçam um cessar-fogo duradouro tendo em vista uma eventual retomada de negociações substanciais sobre uma solução de dois Estados.

Durante as conversas, o secretário-geral lamentou o grande número de civis mortos em Gaza e enfatizou o compromisso das Nações Unidas em ajudar o local em sua recuperação uma vez que um cessar-fogo tenha sido estabelecido. Ele destacou um acordo que aborde causas essenciais do ciclo de violência para que uma calma permanente possa ser alcançada pelos dois lados.

Iraque

Com o secretário de Estado americano, John Kerry, e o presidente eleito da Turquia, Recep Tayyp Erdogan, Ban também discutiu a atual situação no Iraque.

Segundo o porta-voz, o chefe da ONU expressou “profunda preocupação” com a situação no norte do Iraque e de grupos cristãos, das minorias yazidi e turcomana.

Dujarric lembrou durante a entrevista que Ban havia ligado para o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e que ele deve falar também com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu ainda nesta sexta-feira

Ban Ki-moon Foto: ONU/M. Garten

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-