24.7 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil e Japão querem desenvolver indústria naval

- Publicidade -

30/01/2015 16h57 – Atualizado em 30/01/2015 16h57

Fonte: Portal Brasil

Atualmente, Brasil e Japão mantêm colaboração para capacitar quarenta profissionais brasileiros com técnicos navais japoneses.

Além disso, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e o Ministério de Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo japonês estabeleceram entendimento para troca de informações sobre políticas e regulamentações relacionadas à tecnologia naval de plataformas, navios e sistemas de transporte marítimo.

O memorando entre os dois Ministérios, firmado em 2012, prevê ainda a colaboração, no prazo de cinco anos, para a realização de atividades entre agências governamentais, institutos de pesquisa e empresas privadas do setor de ambos os países.

“No Brasil, estamos em uma curva de aprendizagem visando alcançar o nível da produtividade da indústria naval japonesa. Temos um longo caminho a percorrer que deve ser trilhado em parceria com o Japão”, disse na quinta-feira (29) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, ao embaixador japonês no Brasil, Kunio Umeda, em audiência.

“O ressurgimento da indústria naval brasileira conta com esta parceria não apenas porque as empresas japonesas estão presentes em nosso país de longa data, mas também por reconhecer a competência do Japão no setor naval”, acrescentou o ministro.

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, foi eleito presidente do Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A escolha de Monteiro Neto ocorreu durante a 1ª Reunião Extraordinária do colegiado, realizada na quinta-feira (29), na sede da entidade.

Na ocasião, também foi dada posse aos novos conselheiros e aprovada a designação da diretora Maria Luisa Campos Machado Leal para a presidência interina da ABDI. De acordo com a proposta apresentada pelo ministro, o Conselho realizará quatro reuniões ordinárias ao longo de 2015.

Ao abrir a reunião, já na condição de presidente do colegiado, o ministro saudou os novos conselheiros e lembrou a importância do papel da ABDI na construção e na articulação da política industrial brasileira.

“Eu fui contemporâneo da proposta de criação da ABDI, no início da década passada. A Agência é extremamente estratégica para mantermos e ampliarmos a interlocução do governo com o setor produtivo e para reinaugurarmos uma agenda ampla e multidirecional voltada para a competitividade da indústria brasileira”, reforçou Monteiro Neto.

O ministro afirmou, ainda, que revitalizará o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), fórum criado em 2004 pelo ministério para manter a interlocução entre o governo e o setor produtivo na condução dos temas de interesse da indústria.

“Na minha gestão, volto a reforçar a disposição de valorizar e ampliar o papel da ABDI como entidade orgânica e forte e, além disso, relançar o CNDI, como forma de colocar a política industrial no centro da agenda de prioridades do governo brasileiro. Sem indústria forte, não temos país forte”, enfatizou Monteiro.

O ministro também lembrou que em sua primeira reunião com os ministros de Estado, realizada no dia 28 de janeiro, a presidente Dilma Roussef adiantou que irá lançar o Plano Nacional de Exportação, “fruto de um trabalho técnico coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, desde o início da atual gestão”, disse.

Conheça os novos membros do Conselho Deliberativo da ABDI:

Armando Monteiro Neto – titular e presidente eleito do Conselho
Ivan Ramalho – suplente do MDIC
Fernanda De Negri – titular do Ipea

Brasil e Japão querem desenvolver indústria naval

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-