15.7 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Conselho de Segurança da ONU realiza sessão de emergência sobre ebola

- Publicidade -

18/09/2014 08h35 – Atualizado em 18/09/2014 08h35

Fonte: Rádio ONU

O Conselho de Segurança realiza na tarde desta quinta-feira, em Nova York, uma reunião de emergência sobre o surto de ebola na África Ocidental.

No debate aberto, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e a diretora da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, devem informar os países sobre um plano de ação internacional para conter a ameaça.

Mortes

O último balanço da OMS cita 5 mil casos de infecção pelo vírus e mais de 2,4 mil mortes por ebola. Os países mais afetados são Libéria, Serra Leoa e Guiné. A Nigéria teve 21 casos e oito mortes, e até o momento, um caso foi registrado no Senegal, mas sem óbito.

Na terça-feira, durante conversa com jornalistas na sede da ONU, Ban Ki-moon disse que a organização está tomando a liderança no combate ao vírus. Para o secretário-geral, o problema ultrapassou as barreiras da saúde e já atinge os setores social e econômico.

Investimento

Ban explicou que a ONU está focada em conter o surto e tratar os pacientes, além de fornecer apoio humanitário e logístico às nações afetadas.

Nesta semana, a organização anunciou que são necessários quase US$ 1 bilhão para combater o vírus, o equivalente a R$ 2,3 bilhões.

No próximo dia 25, será a vez da Assembleia Geral realizar uma reunião de alto nível sobre o surto de ebola.

Foto: Irin/Tommy Trenchard

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-