25.6 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Doença que ataca cabras e ovelhas já atinge 76 países

- Publicidade -

29/04/2016 10h36 – Atualizado em 29/04/2016 10h36

Peste dos pequenos ruminantes mata 90% dos animais infectados; casos estão se espalhando pela África, Ásia e Oriente Médio; doença causa perdas econômicas de US$ 2 bilhões por ano segundo agência das Nações Unidas.

Fonte: Rádio Onu

Já são 76 países com casos da “peste dos pequenos ruminantes”, doença fatal que ataca principalmente cabras e ovelhas. Segundo a agência da ONU especializada em agricultura e alimentação, a FAO, os casos se espalham pela África, Ásia e Oriente Médio.

Geórgia, perto da fronteira com Armênia e Azerbeijão, China, Maldivas, oeste da Turquia e Côte d’Ivoire são apenas alguns dos países afetados. A FAO explica que o vírus pode matar quase 90% dos animais infectados numa questão de dias.

Fonte de Renda

A agência da ONU recomenda medidas de controle, como a vacinação de pelo menos 800 mil cabras, ovelhas e carneiros. Zonas de quarentena foram criadas e a vigilância dos animais foi intensificada em várias regiões.

As três áreas mais afetadas, África, Ásia e Oriente Médio, abrigam 80% dos 2,1 bilhões de pequenos ruminantes do mundo. Para muitas famílias pobres, a criação de cabras ou ovelhas é essencial para o orçamento domésticos. Os animais são utilizados para a produção e venda de leite, de lã e de fibras.

Imunização

A doença causa mais de US$ 2 bilhões em perdas econômicas por ano. Para reverter o quadro, a FAO está lançando uma campanha com metas para os próximos 15 anos.

Participam da iniciativa veterinários, epidemiologistas e especialistas nos países afetados. Um dos objetivos é garantir a entrega de vacinas nas áreas rurais mais remotas.

A FAO menciona também a importância de se criar uma nova vacina que combata tanto a peste dos pequenos ruminantes quanto outras doenças. Os animais imunizados também precisam receber uma marca para serem diferenciados daqueles que ainda não foram vacinados.

Doença que ataca cabras e ovelhas já atinge 76 países

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-