23.7 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Durante fórum da OMC, Ban destaca importância do comércio internacional

- Publicidade -

01/10/2014 13h53 – Atualizado em 01/10/2014 13h53

Fonte: Rádio ONU

O secretário-geral da ONU defendeu um regime de comércio internacional “aberto, justo, baseado em regras e orientado para o desenvolvimento”.

A declaração foi feita durante abertura do Fórum Público da Organização Mundial do Comércio, OMC, em Genebra, nesta quarta-feira.

Desenvolvimento Sustentável

Ban Ki-moon afirmou que “onde o comércio é ausente, as economias não podem crescer”. Ele disse ainda que a “questão não é se a prática é importante, mas como torná-la motor de desenvolvimento equitativo e sustentável”.

O chefe da ONU declarou que o “comércio internacional é componente essencial para um esforço integrado para encerrar a pobreza, garantir segurança alimentar e promover crescimento econômico”.

Ban falou, no entanto, que o comércio pode ter impactos “negativos” no meio ambiente. Ele acrescentou que “como parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável, é preciso promover coerência política entre os sistemas comercial, econômico e financeiro, e sustentabilitade ambiental, incluindo o acordo sobre mudanças climáticas”.

Protecionismo

O secretário-geral declarou que o “comércio pode e deve beneficiar a todos”. Ele defendeu que a comunidade internacional evite o protecionismo, e disse que a ONU apoia as ações da OMC para concluir a Rodada de Doha.

Ban Ki-moon defendeu a promoção do comércio que “beneficie o maior número possível de pessoas, especialmente mulheres, jovens e os menos favorecidos”.

Ele disse que é preciso “integrar a África, países menos desenvolvidos e nações em desenvolvimento sem litoral à economia global, atrávés de comércio aberto, equitativo e não discriminatório”.

Ban Ki-moon. Foto: OMC

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-