16 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Escritório da ONU em Gaza é invadido durante protesto

- Publicidade -

28/01/2015 13h19 – Atualizado em 28/01/2015 13h19

Fonte: Rádio ONU

O coordenador especial da ONU para o Processo de Paz no Oriente Médio está “indignado” com um ataque ocorrido esta quarta-feira contra seu escritório em Gaza, complexo conhecido como Unsco.

Segundo Robert Serry, durante um protesto, manifestantes escalaram o muro e entraram no prédio, causando danos à propriedade das Nações Unidas. Graças a medidas de precaução, nenhum funcionário da ONU foi ferido durante o incidente.

Hamas

O coordenador especial nota, com preocupação, que apesar de garantias, as forças de segurança em Gaza não tomaram medidas para proteger o prédio do Unsco.

Serry nota que as responsabilidades de segurança ainda não foram totalmente transferidas para a Autoridade Palestina, por isso, o Hamas continua sendo responsável pela segurança de todos os funcionários da ONU em Gaza.

Após o incidente, considerado “sério” pelo coordenador especial, Robert Serry está fazendo uma revisão urgente das operações em Gaza. Ele nota também o aumento da incitação contra as Nações Unidas.

Fragilidade

Serry lembra que a situação em Gaza está extremamente volátil, o que já foi reportado ao Conselho de Segurança. Ele acredita que as condições podem piorar, caso questões críticas não sejam tratadas com determinação e senso de urgência.

O coordenador especial para o Oriente Médio faz novo apelo aos doadores, para que continuem apoiando as operações em Gaza e a reconstrução local.

Escritório da ONU em Gaza é invadido durante protesto

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-