31.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Especialista da ONU pede à Europa que repense políticas migratórias

- Publicidade -

30/09/2014 13h19 – Atualizado em 30/09/2014 13h19

Fonte: Rádio ONU

Um especialista das Nações Unidas alertou para a “falha” da Europa em tentar fechar suas fronteiras e “prevenir, a todo custo”, a entrada de migrantes irregulares. François Crépeau destacou que mais de 800 pessoas morreram este ano tentando atravessar o Mar Mediterrâneo.

Crépeau é relator da ONU para os direitos humanos dos migrantes. Segundo ele, mais de 130 mil indivíduos chegaram à Europa este ano pelo mar, contra 80 mil em 2013.

Mobilidade

Ele destacou que “fechar totalmente as fronteiras é impossível”, sendo que os “migrantes vão continuar chegando aos países apesar de medidas para impedi-los”.

Por isso, François Crépeau sugere à Europa que invista em mobilidade e na abertura regulamentada das fronteiras, como alternativas para diminuir o “sofrimento humano”.

Resgate

O especialista pediu a outros países europeus para ajudar Espanha, Grécia, Itália e Malta nos trabalhos de busca e resgate de migrantes que sofrem incidentes com barcos e naufrágios no Mediterrâneo.

O apelo do relator coincide com a nomeação do novo Comissário Europeu para Migração, Dimitris Avramopoulos, que deve ocorrer esta terça-feira.

Foto: Acnur/Phil Behan

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-