20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Nave tripulada russa é lançada à Estação Espacial Internacional

- Publicidade -

02/09/2015 10h36 – Atualizado em 02/09/2015 10h36

Fonte: ABr

A nave tripulada russa Soyuz TMA-18M foi lançada hoje (2) para o espaço com destino à Estação Espacial Internacional. O lançamento ocorreu da base de Baikonur, no Cazaquistão, sem contratempos às 7h37, no horário local, (1h37 em Brasília) informaram agências russas citadas pela agência EFE.

A acoplagem da nave à plataforma orbital vai ocorrer na manhã de sexta-feira. Inicialmente estava previsto que a Soyuz fosse acoplada à estação seis horas após a descolagem, mas a agência espacial russa, Roscosmos, decidiu modificar o programa de voo por motivos de segurança.

A Soyuz decolou com três tripulantes a bordo: o russo Serguéi Volkov, comandante da nave, o dinamarquês Andreas Mogensen e o cazaque Aidín Aimbétov, que substituiu a cantora britânica Sarah Brightman, que tinha manifestado interesse em tornar-se a oitava turista espacial.

Sarah, de 54 anos, renunciou ao seu objetivo por “motivos familiares” e interrompeu o treino. Diante da impossibilidade de preparar a tempo outro turista espacial, a Roscosmos decidiu preencher a vaga livre com um astronauta profissional.

Os astronautas dinamarquês e cazaque vão ficar oito dias na estação e regressam à Terra acompanhados do russo Guennadi Padalka, um dos atuais seis tripulantes da plataforma orbital. Além de Padalka, a tripulação da estação é composta pelos também russos Mijaíl Kornienko e Oleg Kononenko, pelo japonês Kimiya Yui e pelos norte-americanos Kjell Lindgren e Scott Kelly.

Dezesseis nações participam do projeto de mais de US$ 100 bilhões da Estação Espacial Internacional.

Lançamento do foguete com a nave tripulada Soyuz TMA-18M, no Cazaquistão - Sergei Ilnitsky/Agência Lusa

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-