26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

O nascimento do saquê: você sabe como é feita essa bebida?

- Publicidade -

19/04/2015 09h00 – Atualizado em 19/04/2015 09h00

Fonte: Mega Curioso

A fábrica de bebidas da família Yoshida (no norte do Japão) produz saquês há mais de 140 anos, fazendo todo o procedimento da bebida alcoólica do modo artesanal. Em outras palavras, isso quer dizer que eles preservam a arte de fazer saquê (e a tradição) que existe há mais de 2000 anos. O cinematografista Erik Shirai acompanhou a elaboração cuidadosa dessas bebidas no documentário “The Birth of Saké”, que deve ser lançado nos próximos meses.

O saquê é uma bebida fermentada característica do Japão e é classificada na mesma categoria do vinho. O teor alcoólico normalmente gira em torno de 16% e os principais ingredientes do saquê são arroz e água. Do arroz é que é retirada a matéria prima da bebida (o chamado koji), que resulta da remoção do excesso de óleo e de proteínas encontrados nos grãos.

Para obter o koji, o arroz deve ser polido, macerado, enxugado, vaporizado e resfriado – um processo longe de ser simples. Posteriormente, o koji é misturado com água para fazer um tipo de pasta de grãos, que é fermentada por trinta dias. Desse modo, é originado o marimo, que passa por várias filtragens para garantir o sabor fresco da bebida e finalmente chegar ao estágio final do saquê.

No vídeo acima, podemos conferir o trailer do filme e ver o que podemos esperar. O interessante é que os trabalhadores da Yoshida devem conviver juntos por seis meses no local para que o saquê seja corretamente elaborado. Membros de todas as idades da família convivem juntos durante o período do inverno, cuidando para que esse seja um dos melhores saquês produzidos no Japão e para manter a tradição da fabricação dessa bebida tão típica.

O nascimento do saquê: você sabe como é feita essa bebida?

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-